Áreas de instabilidade organizam a umidade da Amazônia e geram um corredor de chuva forte que começa no Sudeste e passa pelas Regiões Centro-Oeste, Norte e partes do Nordeste e Sul do país. Segundo previsão da Somar Meteorologia, neste sábado as chuvas mais fortes devem ocorrer entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, preferencialmente no período da tarde. Também chove forte no norte de Santa Catarina e leste do Paraná, nordeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e o sul e norte de Mato Grosso. O tempo permanece fechado e com chuva a qualquer hora entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, mantendo a temperatura máxima mais baixa.
No Nordeste, o Vórtice Ciclônico mantém o tempo seco sobre o centro e sul da Bahia, Rio Grande do Norte e parte do interior do Ceará e do Piauí, mas leva chuvas mais generalizadas para as outras áreas, sendo mais fortes entre o sul do Maranhão e oeste de Pernambuco. Também chove forte na costa do Ceará, inclusive em Fortaleza. Independentemente da condição do tempo, o calor predomina em todo a Região.
No restante do país, o tempo fica abafado e com pancadas de chuva isoladas no final do dia. Apenas entre o sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, entre o Amazonas e Rondônia e em parte do sul do Pará o excesso de nuvens deixa a máxima mais baixa.
Estado de São Paulo
Uma área de baixa pressão atmosférica mantém o fim de semana com tempo muito instável e todas as regiões paulistas ficam sujeitas a pancadas de chuva e trovoadas, principalmente entre a tarde e a noite. A chuva vem acompanhada de trovoadas, granizo, vento e há potencial para transtornos como alagamentos. A área mais atingida pelos temporais fica entre o centro, sul e leste do Estado, passando pela Região Metropolitana, Litoral e Serra da Mantiqueira. Mesmo com as chuvas, a temperatura fica alta em todas as áreas paulistas.
Na Capital paulista
Os ventos que sopram do norte aumentam a temperatura e a sensação de abafamento durante o fim de semana. Tanto o sábado como o domingo ficam com a mesma situação: primeira parte do dia com sol entre nuvens e pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite. A exemplo dos últimos dias são esperados temporais e formação de alagamentos.
Domingo
As chuvas prosseguem em boa parte do país. No Sudeste, os temporais atingem São Paulo e o sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais preferencialmente à tarde. Mesmo com a chuva, o tempo permanece abafado em boa parte da Região. Apenas entre o sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, o excesso de nuvens deixa a máxima mais baixa.
No Centro-Oeste, o tempo fica seco apenas no sul de Mato Grosso do Sul. Chove forte sobre o oeste e norte de Mato Grosso do Sul e o norte e sul de Mato Grosso. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura fica mais baixa no centro e nordeste de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e o sudeste, sul e noroeste de Mato Grosso, indicando que a invernada não para tão cedo.
No Nordeste, a chuva forte concentra-se sobre o centro e norte do Maranhão, norte e sudeste do Piauí e a costa do Ceará. Na Região Norte, os temporais seguem atingindo partes do Amazonas, Acre, Rondônia e Pará.
No Sul, apesar do aumento da quantidade de nuvens sobre o Rio Grande do Sul, a chuva de fim de tarde atinge apenas o oeste do Rio Grande do Sul, centro, leste e norte do Paraná e o centro e norte de Santa Catarina. Mais uma vez, o acumulado será baixo na maior parte das localidades, com exceção do leste do Paraná onde chove um pouco mais forte. A temperatura máxima permanece elevada, chegando a quase 40°C no oeste do Rio Grande do Sul.