Novela Pecado Mortal – a nova novela brasileira produzida pela Rede Record tem estreia marcada para 25 de setembro de 2013. Escrita por Carlos Lombardi, será a substituta de Dona Xepa. Fernando Pavão, Simone Spoladore, Paloma Duarte, Mel Lisboa, Guilherme Winter, Luiz Guilherme, Heitor Martinez, Carla Cabral, Marcos Pitombo, Lua Blanco, Jussara Freire, Betty Lago e Juliana Didone interpretarão papéis principais na trama da Record.
A novela trata de poder e poderosos. A novela Pecado Mortal fala da ascensão do tráfico de drogas no Rio e do declínio do jogo do bicho no fim da década de 1970. A família de bicheiros será dona de uma escola de samba.
Dois primos sem nenhum caráter, vindos do interior, e um detetive vilão serão personagens de peso na trama.
Paloma Duarte interpretará Dorotéia. Ela é o verdadeiro cérebro da família Ashcar, rivais de Michelle (Luiz Guilherme) e sua família, os Vêneto. Articulada, impiedosa e sanguinária quando acha que precisa impor respeito, ela exerce seu poder sobre o irmão, Danilo (Gustavo Machado). A relação entre os irmãos é complexa. Fogosa e voluntariosa, gosta de seduzir empregados, mas logo se cansa dos amantes.
Juliana Didone será Leila, uma garota linda, inteligente, esperta e que zela extremamente por sua liberdade.
Maytê Piragibe trocou as vestes brancas da egípcia Azenate, de José do Egito, pelo batom vermelho de Donana. A atriz participa da primeira fase da novela. Há quem defina a moça como uma verdadeira peste. Sem medo do perigo, Donana é capaz de usar até métodos ilícitos para atingir seus objetivos.
Henrique Guimarães vive o italiano Michelle na fase jovem. Galanteador por natureza, o rapaz consegue seduzir as meninas mais pelo porte do corpo do que por um rostinho bonito. Apesar de ser discreto, se engana quem pensa que Michelle é flor que se cheire.
Das Dores (Denise Del Vechhio) é chefe da corregedoria da polícia, dura e inflexível. Desconfia do caráter de Picasso (Vitor Hugo), um policial que se auto intitula o melhor tira da cidade. Mas ela tem um “calcanhar de Aquiles”. São seus sobrinhos Pedro (Iran Malfitano) e Paulo Noronha (Claúdio Heinrich), dois malandros que vieram de Minas dispostos a se dar bem no Rio de Janeiro.
Michelle (Luiz Guilherme) é o bicheiro que comanda o Morro do Pinguim há mais de 30 anos. Patriarca do clã principal. Italiano de nascimento, fala com algum sotaque, mas fácil de entender. Galã na juventude, Michelle é passional, mas nunca grita. Sua autoridade vem de nunca se exaltar. Apegado ao seu poder, é ambíguo, já que toma atitudes dignas de um vilão enquanto luta por sua família.
Marcela Barrozo já voltou das merecidas férias após José do Egito e está pronta para apresentar a jovem Stella. Nas primeiras cenas, passadas na década de 40, o telespectador irá entender a rivalidade entre Stella e Donana, interpretada na juventude por Maytê Piragibe. Na segunda fase da trama, quem dá vida para Stella é a atriz Betty Lago, e Jussara Freire vive Donana.
Felipe Cardoso vive Otávio, homem que cresceu dividido entre o amor e a inveja que sente do irmão Marco Antonio. Na ausência dele, Otávio seria o candidato natural para ser o sucessor de Michelle, se não fosse seu temperamento explosivo.
Depois de perder o primeiro filho com o marido, Michelle (Henrique Guimarães), Donana (Maytê Piragibe), em uma tentativa de preservar seu casamento, prefere não contar o que aconteceu e sustenta uma falsa gravidez. Ao descobrir que Stella (Marcela Barrozo), uma das amantes do italiano, engravidou, Donana arquiteta um plano para dar embasamento à sua história. Quando Stella está prestes a dar à luz, Donana faz questão de ir até o local e utiliza todas as armas que possui para intimidar a amante de seu marido. Donana também revela que já sabe da existência de Otávio, outro filho de Michelle, gerado por Stella. Após o nascimento do bebê, Donana humilha e ameaça sua rival de tal forma, que a deixa sem escolha. A esposa de Michelle fica com o bebê, afirma que adotará Otávio e ainda exige que Stella desapareça.
Determinada promotora, não é mulher para ter sonhos. O que ela quer, batalha para ter. Apaixonada pelo seu trabalho, não acredita muito na bondade humana… Considerada um pouco agressiva em sua profissão, Patrícia não dá a mínima para as críticas. Casada com o bem humorado Carlão (Fernando Pavão), homem que ama e confia totalmente, tem dois filhos com ele. Com seu estilo hippie e aparente tranquilidade, Carlão é conhecido pelos vizinhos como um cara bem humorado e boa praça. Não é radical em nada, não faz sermões nem defende ideologias. É um cara muito na dele. Casado com Patrícia (Simone Spoladore), tem dois filhos com ela. Carlão é um homem misterioso, que não fala muito sobre seu passado. É possível que ele nem seja o homem que diz ser.
Cheia de energia nervosa, Donana, como Ana ficou conhecida, é a matriarca de sua família. É capaz de qualquer coisa pelos filhos – até mesmo roubá-los de outra mulher. Por mais que tenha feito isso para garantir seu casamento, se apegou mesmo a eles. Mãe loba, no fundo é uma peste. Vive diferentes relações com seus quatro filhos, variando entre dificuldades de relacionamento com Marco Antonio e Lívia (Tatyane Goulart), sua nítida preferência por Otavio (Felipe Cardoso) e os mimos com Juliano (Henrique Guimarães). Donana possui uma determinação férrea e vai até o fim em suas convicções.
Iran Malfitano e Cláudio Henrich interpretarão Pedro e Paulo na trama. A atriz Lua Blanco dará vida a Silvinha. Betty Lago e Sônia Lima irão interpretar Stella e Norma Shirley. Guilherme Winter vai participar da trama atuando como Veludo. Tarciana Saad vai ser Tereza. Vitor Hugo vai interpretar Picasso.