A Volkswagen revelou os vencedores da décima primeira edição do Talento Volkswagen Design que premia universitários com um ano de estágio no Centro de Design & Package da montadora, em São Bernardo do Campo (SP). Dentre os 15 finalistas, quatro universitários foram selecionados para estagiarem na fábrica no ano de 2010.
Na área de Shape Design (design externo de veículos), a primeira colocação ficou com Thiago Carfi do R. Pinho, da IED – SP, que desenvolveu o Projeto “VW My”. A segunda posição foi para Fábio Frare Garcia, da Unesp – SP, com o projeto “VW Goog” e o terceiro colocado Cleber Santos Mendonça Gonçalvez, da UEM – PR, com o Projeto “City Urban Concept”. Na categoria de Color & Trim (design interno e acabamento de veículos), Carolina Vaitiekunas Pizarro, da Unesp – SP, foi a vencedora com o Projeto “UP to you”.
Este ano, o programa teve como tema o conceito “Volkswagen Urbano”. Os estudantes tiveram que criar projetos visando a reflexão sobre o futuro próximo, estimulando propostas de veículos que priorizem o prazer de dirigir, a minimização dos impactos ecológicos e sociais e a produção e circulação dos veículos.
Outro destaque durante a cerimônia de divulgação dos vencedores foi a apresentação do Volkswagen In, veículo desenvolvido pelos estudantes que realizaram estágio na montadora esse ano: Kauré Ferreria Martins, Guilherme de Souza Motta e Rogério Okabe. Foi a primeira vez que o projeto, moldado em clay, foi apresentado em tamanho real.
O modelo, que teve como inspiração o carro conceito E-Up!, possui soluções únicas de design, sendo compacto e amplo ao mesmo tempo, dono de uma série de possibilidades de personalização e adequação as necessidades de uso. Os três designers consideram o carro uma resposta para as necessidades urbanas futuras, no presente.
Nas suas dez edições anteriores, o estágio já formou cerca de 39 designers que trabalham atualmente na fábrica em São Bernardo do Campo e até mesmo na matriz da marca na Alemanha.
“A Volkswagen abre as portas para jovens talentos que precisam apenas de uma grande oportunidade para desenvolverem e aperfeiçoarem suas habilidades”, diz Gerson Barone, gerente de Design & Package da Volkswagen.
Processo seletivo
Os futuros estagiários concorreram com cerca de 200 universitários que enviaram seus projetos e foram avaliados por um júri de designers, engenheiros e jornalistas especializados. Após a avaliação dos trabalhos, 25 estudantes selecionados passaram por um teste prático na fábrica: produzir um sketch (desenho de um novo automóvel) a partir de um briefing apresentado no momento do teste. Nesta etapa, eles também tiveram a oportunidade de conhecer o estúdio de design da marca e todas as etapas e tecnologias presentes no desenvolvimento de um novo Volkswagen.
Na última etapa, 15 finalistas de universidades de São Paulo/SP, Maringá/PR, Bauru/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ e Campinas/SP realizaram uma apresentação final para o júri, na qual mostraram sketches, ilustrações e modelos virtuais de seus projetos. Os critérios de avaliação para a escolha dos quatros vencedores foram: evolução do projeto, apresentação gráfica, criatividade, conceituação, identidade com a marca e embasamento técnico.