A segunda edição da Mais Eu, a campanha de marketing social da Lojas Renner, ocorre entre os dias 10 e 13 de agosto. A iniciativa prevê a destinação do equivalente a 5% do valor líquido das vendas de mercadorias realizadas durante esse período, nas 115 lojas da Renner no país, para projetos de capacitação e geração de renda focados na mulher. A ação está em sintonia com uma das metas do milênio, validada pela ONU, que é “promover a igualdade entre os gêneros e dar mais poder às mulheres”. Quem comprar o Cartão Presente da rede em uma das lojas da Renner ou através do site www.lojasrenner.com.br também estará ajudando a campanha.
“Apesar de o cenário atual ser mais desafiador do que o do ano anterior, o objetivo da campanha de 2009 é superar o valor arrecadado na última edição. Em 2008, destinamos cerca de R$ 750 mil para 11 projetos de capacitação e geração de renda em diferentes regiões do Brasil, beneficiando diretamente mais de 1.700 mulheres”, afirma o diretor presidente da Lojas Renner, José Galló.
Inscrições Abertas
Os projetos interessados em receber o apoio do Instituto Lojas Renner poderão ser encaminhados até 31 de agosto para o endereço eletrônico[email protected] e devem atender os seguintes critérios:
- Ser uma organização da sociedade civil constituída há pelo menos dois anos;
- Ter experiência prévia em projetos relacionados à capacitação de mulheres;
- Dispor de recursos humanos e/ou físicos e tecnológicos para atuar na causa de capacitação e geração de renda para mulheres;
- Estar em municípios dentro da abrangência de uma das unidades de Lojas Renner;
- Ter orçamento anual de pelo menos duas vezes o valor solicitado;
- Ter abertura para o trabalho voluntário eventual ou contínuo.
As instituições pré-selecionadas serão visitadas e deverão apresentar a seguinte documentação: Estatuto Social, Cartão CNPJ, ata da eleição da Diretoria, Balanço de 2008 e Balancete do primeiro semestre de 2009. Os projetos escolhidos receberão os recursos no período entre novembro de 2009 e outubro de 2010.
Campanha Mais Eu
Com a chamada “Você compra na Renner e une mulheres a um futuro melhor”, a campanha desenvolvida pela agência Escala terá forte presença nos 115 pontos-de-venda da Renner no país e contará com anúncios de jornal e revista, comercial para a TV, jingle para rádio, impressos para a entrada das lojas, divulgação em sites, além de mídia externa.
A W3haus foi a agência responsável pela criação do hotsite, do e-mail marketing e do banner digital da campanha. Toda a produção e divulgação contam ainda com o apoio de diferentes parceiros que abraçaram a causa.
As peças gráficas mostram mulheres participantes de projetos apoiados pelo Instituto Lojas Renner, que tiveram novas perspectivas e ganharam uma chance de serem protagonistas de seu futuro. Elas aparecem “costuradas” em melhores oportunidades de trabalho.
São histórias como a de Tania Mara, 31 anos, mãe de dois filhos pequenos. O sustento da família dependia do emprego do pai num pequeno supermercado. Há cinco anos sem trabalho, Tania Mara sentia-se desmotivada, quando foi convidada para participar do projeto “Receitas com Sabor de Vida”, da Associação Evangélica de Ação Social, de Novo Hamburgo (RS).
Nas oficinas, aprendeu a preparar pães, biscoitos e bolos, que viraram fonte de renda e de esperança para uma vida com menos dificuldade. “Estava num momento em que tudo parecia dar errado e o curso chegou, mexendo com a minha auto-estima. Comecei a me sentir capaz e até me matriculei para finalizar o segundo grau que havia abandonado”, conta. Junto com outras vizinhas que também realizaram a capacitação em confeitaria, Tania pretende iniciar uma produção caseira para a comercialização dos itens que aprendeu a produzir no curso. “O objetivo do Instituto Lojas Renner é dar oportunidade para que as mulheres se qualifiquem profissionalmente e acessem o mercado de trabalho, seja ele formal ou por cooperativas”, ressalta Jair Kievel, gerente de responsabilidade social da Lojas Renner e diretor executivo do Instituto Lojas Renner.
Mais histórias para contar
Em 2008, mais de 200 famílias pernambucanas foram beneficiadas com o apoio do Instituto Lojas Renner, por meio do projeto Laços de Proteção, do Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP). O objetivo do projeto é apoiar os pacientes e seus familiares em tratamento, desenvolvendo habilidades, por meio da arte, e possibilitando uma nova fonte de renda para os participantes. A ação contempla ainda o apoio psicológico e de assistência social às famílias envolvidas.
“Iniciativas de apoio a projetos como esse são de grande importância para que possamos ter uma sociedade mais digna e justa, dando oportunidade e esperança a pessoas mais carentes”, afirma Sandra Quental Coutinho, gerente administrativa e financeira do IFP.
O Instituto do Fígado de Pernambuco é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída em 20 de abril de 2005, com a finalidade de se tornar um dos mais modernos centros especializados nas ações de pesquisa, prevenção e tratamento das doenças do aparelho digestivo, principalmente as doenças hepáticas, e o primeiro da região norte-nordeste, atendendo, exclusivamente, pessoas encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde, incluindo o atendimento a crianças e adolescentes.
“O Instituto do Fígado de Pernambuco agradece e sente-se muito honrado em poder ter o Instituto Lojas Renner como parceiro”, completa Sandra.
Em Sorocaba, interior de São Paulo, o ano de 2008 trouxe uma nova perspectiva de vida para cerca de 50 mães e seus filhos. “Quando recebemos o apoio do Instituto Lojas Renner sabíamos que estávamos recebendo de cada cliente Renner que aderiu à campanha, um investimento em vidas que nunca foram acreditadas e valorizadas”, conta Raquel Barros, presidente da Associação de Formação e Reeducação Lua Nova.
A instituição tem como missão resgatar a auto-estima, a cidadania, o espaço social, a sustentabilidade e o direito à maternidade de jovens mães em situações de risco, possibilitando a vivência prazerosa do papel materno e a formação de crianças saudáveis. O principal objetivo está na geração de alternativas inovadoras para desenvolvimento econômico, social e de habilidades para essas jovens.
“O apoio do Instituto Lojas Renner possibilitou a muitas jovens a realização de um sonho, com independência e perspectiva de futuro com seus filhos, além de possibilidades de crescer pelas próprias competências. Hoje, essas mães criam brindes e estão cada vez mais integradas no seu papel de mãe, de mulher cidadã e de parcerias neste processo de autonomia por meio de formação e geração de renda”, completa Raquel.
Histórico
A causa em prol da inserção da mulher no mercado de trabalho foi definida, sob orientação do Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS), a partir de uma enquete realizada em 2007 com mais de 10 mil clientes, sendo 72% do sexo feminino, e teve o endosso de lideranças e colaboradores da rede. “Para a Lojas Renner, investir na mulher é um caminho natural. Em 1991, a empresa passou por um reposicionamento e definiu a mulher como público-alvo preferencial. Mais do que isso, decidiu tornar-se cúmplice da mulher moderna e, hoje, cerca de 80% dos clientes da rede são do sexo feminino” afirma a presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Clarice Martins Costa.
Nos últimos anos, a participação da mulher em todos os segmentos da sociedade tem sido cada vez maior. De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o número de mulheres “chefes de família” cresceu 79% em dez anos, passando de 10,3 milhões, em 1996, para 18,5 milhões em 2006. O crescimento da presença feminina no mercado de trabalho é comprovado pelo quadro de 10 mil colaboradores da Lojas Renner: cerca de 60% são mulheres. É neste contexto, de uma sociedade mais democrática, que o Instituto Lojas Renner se insere para capacitar e promover a geração de renda para as mulheres.
A mulher vem rompendo com tabus e conquistando novos espaços na sociedade. Ela é fundamental na formação do indivíduo, sendo, muitas vezes, a primeira e principal referência de comportamento e conduta. “Acreditamos que ao eleger a inserção da mulher no mercado de trabalho como causa prioritária para o investimento social da Companhia, estamos contribuindo para a melhoria da sociedade como um todo”, completa Clarice.
Instituto Lojas Renner
Em junho de 2008, a Lojas Renner constituiu o Instituto Lojas Renner (www.lojasrenner.com.br), que é responsável pela gestão das práticas de responsabilidade social da Companhia. Desde então, com investimento de R$ 2,3 milhões, distribuídos em 60 projetos sociais, provenientes de oito estados brasileiros, e por meio de um consistente projeto voltado, prioritariamente, para a inserção da mulher no mercado de trabalho, mais de 4 mil mulheres e jovens já foram beneficiados. O Instituto também atua na gestão do Projeto Pescar e mantém o programa de voluntariado na Companhia.
Sobre a Lojas Renner
A Lojas Renner é a segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil com 115 unidades, sendo 108 instaladas em shopping centers e sete em pontos centrais de cidades, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O público-alvo da Companhia são mulheres entre 18 e 39 anos de idade, que estão na faixa de consumo média e média alta da população brasileira. A Renner oferece aos seus clientes produtos de moda em vários estilos, com qualidade e preços competitivos, em ambientes práticos e agradáveis.