O festival de teatro amador “Encenar é Preciso”, que aconteceu em Ji-Paraná, Rondônia, entre os últimos dias 19 e 22, superou todas as expectativas, segundo seus organizadores. As apresentações aconteceram no Teatro Dominguinhos e o festival foi promovido pela Fundação Cultural e coordenado pelo professor de artes cênicas, Carlos Reis.
Dezoito peças participaram do evento, em três categorias: mirim; não comédia e comédia. Em cada categoria foi escolhida a melhor peça, direção, ator, atriz, texto original, texto adaptado e prêmio do júri. Na categoria mirim a melhor peça foi “o Segredo da Lagartixa”, do grupo “Nós em Cena”, na não comédia a escolhida foi “Pedaços de uma noite”, do grupo “Mudando de Assunto”. Já na categoria comédia, a melhor peça foi “Hamysés, o Faraó”,uma montagem do “Grupo de Teatro ABC”. “Pedaços de uma noite” também foi aclamada como o melhor espetáculo do festival.
Segundo informações de Carlos Reis, dois grandes pontos chamaram atenção durante esse festival. Um deles é o amadurecimento dos participantes, e o outro foi quanto à participação maciça da comunidade durante todos os dias de espetáculo.
“Atualmente a realidade dos artistas de Ji-Paraná é outra. Sempre que havia algum evento nessa área, éramos procurados para dar uma assistência. Eles ficavam sempre um pouco inseguros e pediam a nossa ajuda. Durante o ‘Encenar é Preciso’ percebemos que agora esses artistas já andam com as próprias pernas, o que é muito bom, mostra a amadurecimento profissional de cada um. Quanto à população ji-parananense, percebemos que agora temos um público de qualidade, fiel, que vai ao teatro realmente para assistir às peças por gostar e admirar o nosso trabalho. O teatro ficou lotado todas as noites. Essa mudança é essencial para o desenvolvimento cultural do nosso município”, explicou.
Este foi o primeiro festival amador de teatro do município, que é resultado de quatro anos de trabalho na realização dos festivais estudantis.
Próximos eventos
Carlos informou que nos próximos dias 19 e 20 de setembro, a partir das 20 horas no Teatro Dominguinhos, a Fundação Cultural estará viabilizando a reapresentação da peça “Hamysés, o Faraó”, do “Grupo de Teatro ABC”. A abertura do evento ficará por conta da peça “Antes de dormir”, que ganhou o prêmio de melhor texto original da categoria mirim.
Já entre os dias 22 e 26 de setembro, acontecerá a mostra “Encenar é Preciso”, onde acontecerão diversas reapresentações de espetáculos que participaram do festival. Também acontecerá no Teatro Dominguinhos, a partir das 20 horas.
O próximo “Encenar é Preciso”, já está agendado na lista de eventos da Fundação Cultural de Ji-Paraná e acontecerá no mês de agosto de 2010.