Mesmo não tendo registrado nenhum caso de contaminação pela “Gripe Suína” Influenza A H1N1, a Embraco está adotando uma série de medidas preventivas, seguindo a orientação do governo e das autoridades de saúde. Entre elas, a determinação para que gestantes fiquem em casa pelo período de 30 dias, independentemente do tempo de gestação. A medida começou a vigorar ontem.
“As gestantes são consideradas grupo de risco “Gripe Suína” Influenza A H1N1 em virtude da sensibilidade apresentada pelo organismo nesta fase”, explica o gestor de Pessoas da Embraco Brasil, Carlos Rosa. Desde ontem, também, o Ambulatório Médico da empresa deve fazer a triagem dos funcionários que apresentem sintomas de gripe, com o objetivo de reduzir a exposição dos trabalhadores em hospitais e em pronto-atendimento. Na última sexta-feira, a empresa anunciou o cancelamento de todos os eventos internos realizados em locais fechados pelo período de 60 dias.
As iniciativas internas de prevenção vem sendo tomadas desde abril, quando o vírus Influenza A (H1N1) começou a ganhar força em vários países. Desde então, os funcionários que viajam ao exterior estão recebendo orientações no ambulatório da empresa antes da viagem e um kit composto por máscara e um frasco de álcool para higienização das mãos. No retorno, recebem acompanhamento do ambulatório por sete dias.
Frascos de álcool em gel também estão presentes na entrada dos restaurantes internos e copos plásticos foram colocados juntos aos bebedouros.
Os funcionários recebem, ainda, dicas de prevenção por meio de comunicados, matérias nas publicações internas e informativo anexado na folha de pagamento. “Estamos monitorando diariamente as informações sobre a “Gripe Suína” Influenza A H1N1 e tomando todas as medidas para reduzir o risco de contágio”, afirma o gestor.