Gestão democrática da Segurança, com maior participação social, é o tema principal dos debates e palestras realizados durante etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg).
Dentre os temas debatidos pelo Conseg estão: Gestão democrática – controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da paz; diretrizes para o sistema penitenciário e diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.
O encontro em Porto Velho teve a participação de mais de 500 pessoas, entre autoridades, servidores públicos e membros da sociedade organizada. A inscrição é gratuíta .
Depois de Porto Velho, a etapa municipal segue acontecendo, dias 27 e 28 de maio, em Ji-Paraná no auditório da ULBRA e, nos dias 25 e 26 de junho, em Vilhena. Dessas reuniões sairão propostas que serão debatidas na conferência estadual, que acontece de 29 a 31 de julho, na Capital.
O Conseg, que tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pretende, ainda, consolidar a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) e mecanismos de participação no âmbito do Susp.
Fonte: A/I SESDEC – Secretaria de Segurança