Nesta quarta-feira (27), acontece, em Ji-Paraná, a segunda reunião da etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg). O evento, realizado na Ulbra/Ji-Paraná, será finalizado na quinta-feira (28), com uma rodada de debates a cerca dos princípios e diretrizes definidos pelos participantes.
Fortalecimento
A reunião, segundo o secretário de segurança, Evilásio Sena, deve fortalecer os temas debatidos durante o primeiro encontro, que aconteceu em Porto Velho, no início de maio. Depois de Ji-Paraná a reunião segue acontecendo em Vilhena, dias 25 e 26 de junho. Evilásio Sena explica que todos os municípios participarão dos debates. “Para isso há a etapa municipal que é coordenada pelas prefeituras”.
Dessas reuniões, segundo Sena, sairão propostas que serão debatidas na conferência estadual, que acontece de 29 a 31 de julho, na capital.
Norteando os debates está o tema ‘gestão democrática da Segurança, com maior participação social’. O assunto foi abordado de forma ampla nas palestras que abriram a etapa regional em Porto Velho Rondônia.
Para melhor direcionamento dos debates, o público é dividido em sete grupos de trabalho, um para cada eixo temático pré-determinado pelo Ministério da Justiça. Reunidos em salas separadas, os grupos devem discutir e elaborar três princípios e sete diretrizes que, em seguida, são analisadas pela assembléia e votadas.
Abrangendo a gestão democrática, que pauta os debates, estão os seguintes temas: controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da paz; diretrizes para o sistema penitenciário e diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.