Tempo Agora presta homenagem aos profissionais – O Dia Nacional do Meteorologista passou a ser comemorado no dia 14 de outubro desde o ano passado, após solicitação da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), já que a profissão foi regulamentada em 14/10/1980. Antes, os profissionais celebravam a data no dia 3 de março, vinte dias antes da comemoração do Dia Internacional da Meteorologia. Em 23 de março de 1950 foi criada a Organização Meteorológica Mundial, órgão vinculado a Organização das Nações Unidas.
Diariamente, assuntos relacionados com clima fazem parte do noticiário internacional, com isso, a profissão tem ficado cada vez mais em evidência. A noção de que a interferência humana pode ser responsável pelas alterações do clima é um fator que alarma a população. Por isso, cada vez mais, a sociedade se preocupa com a racionalização e a aplicação dos seus recursos naturais.
Os serviços de meteorologia deixaram de passar apenas uma visão simplória e imediata de previsão do tempo. Atualmente, a economia dos países está ligada à Meteorologia. “Hoje já é possível dimensionar lucros e prejuízos de grandes empresas tendo como base a previsão” – afirma Marcos Massari, sócio-diretor da Somar Meteorologia. Uma prova disso é que grande parte dos clientes da empresa buscam serviços específicos para saber com antecedência de que forma o clima vai influenciar na sua atividade de produção ou negócio.
O Tempo Agora, juntamente com a Somar Meteorologia, parabeniza todos os profissionais da área. Afinal, nada mais justo ceder um dia do ano para homenagear esses trabalhadores que, diversas vezes por dia, escutam a pergunta mais corriqueira: Qual é a previsão para hoje, amanhã…? Será que vai chover?