No dia 21 de novembro, os moradores de Recife poderão vivenciar um sábado diferente, uma vez que, nesta data, o Instituto de Olhos do Recife, com o apoio da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco, promoverá a campanha ViVer – Recife contra a Degeneração Macular. O objetivo é conscientizar a população da cidade sobre a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de cegueira em pessoas acima de 60 anos no mundo ocidental.
Em seus estágios iniciais, a DMRI prejudica a visão central, gerando prejuízos à qualidade de vida dos pacientes, por dificultar a realização de tarefas diárias, como ler, realizar trabalho manual detalhado, dirigir, cozinhar, ver as horas ou identificar fisionomias. Segundo o Dr. Durval Valença Filho, médico oftalmologista do Instituto de Olhos de Recife, com a progressão da doença, o paciente pode perder a sua independência, gerando a necessidade dos familiares tornarem-se cuidadores. Entre os seus sintomas estão visão com linhas onduladas, distorção de imagens, pontos escuros ou espaços em branco na visão central.
“Nossa expectativa é examinar 200 pessoas com idade acima de 60 anos. Afinal, o diagnóstico precoce dessa doença é fundamental para preservar a qualidade de vida dos idosos. Hoje, cerca de 80% das pessoas diagnosticadas já apresentam a doença em estado avançado, o que dificulta a realização do tratamento efetivo da doença”, informa o médico
Por meio da distribuição de cartilhas à população em geral, a campanha também oferecerá informações sobre outras doenças que afetam a visão dos idosos, como a catarata e o glaucoma, uma vez que os sintomas de algumas delas também são encarados erroneamente como um processo natural do envelhecimento. “Reverter esse quadro não é difícil. Basta que todos saibam que a perda da visão não é um processo natural do envelhecimento e que a visita anual ao oftalmologista a partir dos 60 anos de idade pode preservar a saúde da visão dos idosos e a sua qualidade de vida”, completa.
A iniciativa é a segunda ação da campanha ViVer na cidade, sendo resultado de uma parceria das entidades pernambucanas com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e o Grupo Retina Brasil (associação de pacientes portadores de doenças da retina) e apoio da Novartis.
Serviço:
Local: Instituto de Olhos do Recife
Endereço: Rua Dr. Vicente Meira, 137 – Graças
Data: 21/11 (sábado)
Horário: 8h às 12h
Importante: a quantidade de exames é limitada. Serão distribuídas 200 senhas para a realização de exames de diagnóstico, de acordo com a ordem de chegada no local. É necessário que os idosos levem a carteira de RG.