Foram selecionadas quatro propostas, que serão produzidas para exibição no evento que acontece em outubro, na cidade de São Carlos (SP)
A equipe do 3º CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica da Universidade Federal de São Carlos – divulgou na semana passada os quatro projetos artísticos elaborados por estudantes universitários selecionados para serem produzidos para exibição no evento, que acontece de 7 a 12 de outubro em São Carlos (SP).
No total, foram inscritos 15 projetos, de nove instituições de Ensino Superior de vários Estados brasileiros. Foram selecionados os projetos: “Imaginário da Insônia”, de Anna Thereza Kuhl, da UFSCar; “Circuito Sensorial”, de Estela Tiemy Tanaka, da Universidade Estadual de Londrina; “Corpos Urbanos”, de Mário Augusto Ossent del Nunzio, da USP-SP; e “Ocupa.FM”, de Renata Perissinotto Passos, também da USP-SP.
Os projetos selecionados buscam mesclar vários suportes de criação multimídia, como áudio, vídeo, performance e instalação. “Imaginário da Insônia” é uma instalação que pretende proporcionar uma imersão no ambiente do sono, dos sonhos e do inconsciente. A instalação trabalhará com quatro ambientes que correspondem a momentos do ato de dormir: sonolência, insônia, estágio do sonho e despertar. Os ambientes contarão com imagens e objetos que convidarão os espectadores a interagir com a obra.
O projeto “Ocupa.FM” promoverá uma programação alternativa de rádio, transmitida para todo o espaço de exposição do Festival CONTATO. Por meio da disponibilização de transmissores de FM de pequeno alcance, os visitantes poderão conectar quaisquer aparatos elétricos sonoros compatíveis com a instalação, como, por exemplo, um instrumento musical, e fazer suas próprias intervenções, no formato de miniprogramações de rádio, anúncios, dentre outras criações artísticas. Assim, o participante poderá se colocar não só como ouvinte da rádio, mas também como criador e emissor.
Também será apresentado durante o 3º CONTATO o projeto “Corpos Urbanos”. A proposta artística é realizar a combinação e fusão de imagens, música e movimento, a fim de criar um desempenho apoiado nas danças urbanas. A intervenção terá como suportes os corpos dos bailarinos participantes, a tecnologia do vídeo e da composição musical eletroacústica, resultando em uma fusão de diferentes meios de expressão.
O “Circuito Sensorial” vem da Universidade Estadual de Londrina para trabalhar com as questões sensoriais em duas estruturas. Uma delas é feita de pequenas partes de um plástico fino transparente, infladas. A segunda é uma estrutura retangular que represa água. Instaladas lado-a-lado, essas estruturas inicialmente são independentes. Quando começam as projeções de imagens, elas ganham contato com o objetivo de potencializar os sentidos e abrir caminho para que sejam desencadeados processos criativos a partir da interação do visitante.
O Festival
O CONTATO é organizado anualmente pela Rádio UFSCar, CineUFSCar, Laboratório Aberto de Interatividade e a Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos. O evento reúne agentes culturais de todo o País na cidade de São Carlos em atividades gratuitas. São realizados debates, oficinas e apresentações artísticas e culturais que fomentam um novo espaço de discussão e reflexão fora das grandes capitais.
Todas as informações sobre o Festival e a relação de trabalhos contemplados estão disponíveis no site www.contato.ufscar.br. Mais informações pelo telefone da Rádio UFSCar, o (16) 3351-8099.