Thiago Oliveira, 21 anos, morador de São José dos Campos, poderá colocar em prática o que aprendeu num curso de operador de telemarketing. Ele compareceu no dia 26 de novembro ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em São José dos Campos, na Vila Sanches, onde o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos – ao lado do prefeito Eduardo Cury – anunciou o início do 3º Mutirão do Emprego da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).
“Fizemos um enorme esforço de procurar as empresas e concentrar a oferta de vagas. O Mutirão é um reforço da atuação do Emprega São Paulo, e isso numa época boa, em que a economia começa a dar sinais de reação”, explicou o secretário Guilherme Afif. “O Emprega é um sucesso: na região de São José, por exemplo, já colocou mais de 11 mil pessoas no mercado de trabalho”.
O 3º Mutirão do Emprego está ofertando 8.322 vagas por meio do sistema gratuito e online de intermediação de mão de obra do Governo de São Paulo gerenciado pela SERT, Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br). O número é oito vezes maior que as mil vagas habituais para a região. Somente na cidade de São José dos Campos são 7.087 vagas.
As oportunidades estão, principalmente, nos setores supermercadista e de telemarketing – área em que Thiago conseguiu a tão sonhada vaga, após passar por testes e entrevista e escrever uma dissertação com o tema “Por que estou aqui?”.
Mais de dois mil encaminhamentos para entrevistas
Durante todo o dia 26, funcionários do PAT cadastraram no Emprega São Paulo os 691 cidadãos que passaram pelo local. Foram feitos 2.658 encaminhamentos para entrevistas.
Os interessados que não compareceram nesse dia ao PAT podem cadastrar seus currículos gratuitamente em qualquer computador conectado à internet – é só acessar o site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) e criar login e senha. Também há a opção de comparecer a qualquer outro Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Não há data limite para os cadastros, nem para o preenchimento das vagas.
Processo seletivo
As empresas da área de telemarketing Extraconsult e Central de Negócios e a Art Limp (setor de limpeza) utilizaram as salas do PAT para iniciar processos seletivos (testes e entrevistas) – além disso deram explicações sobre as empresas e as vagas e orientaram os candidatos sobre direitos e deveres dos trabalhadores. Três candidatos já foram escolhidos para vagas e encaminhados para exame médico de admissão.
Oportunidades para todos
As vagas mais ofertadas pelo Mutirão são operador de telemarketing, vendedor, repositor de mercadorias, operador de caixa, faxineiro, porteiro, atendente de lanchonete, servente de obras e cozinheiro. Há também oportunidades para engenheiros, gerentes administrativos, nutricionistas, farmacêuticos, médicos, dentistas e biólogos.
Conhecimento vale mais do que dinheiro
“O Emprega São Paulo é muito bom. Fiz cadastro no site, fui convocado e consegui a vaga. Com isso poderei trabalhar diretamente com telemarketing”, afirmou Thiago Oliveira, um dos aprovados. O jovem já fez cursos – além de telemarketing – de informática, gestão empresarial e webdesign e já trabalhou como vendedor e com suprimentos de informática.
Em seu novo emprego ele vai trabalhar das 15 às 21 horas e, pela manhã, pretende fazer curso de inglês ou logística. “Tem que ser persistente, tentar. Conhecimento vale muito, mais que dinheiro, e abre portas. E agora poderei colocar meu conhecimento em prática”.
O processo seletivo pelo qual Thiago passou foi comandado pela selecionadora da Extraconsult Iolanda Veneziani. Ela explicou que as 150 vagas de operador de telemarketing – para atuar nas áreas de telefonia móvel e fixa – requerem que o candidato tenha ensino médio completo e seja comunicativo. Não é necessária experiência – o que, segundo ela, abre portas para jovens à procura do primeiro trabalho. “O Emprega São Paulo é nossa maior fonte de busca de candidatos”, assegurou Iolanda.
O analista de recursos humanos da Central de Negócios, José Girardo de Morais, conduziu seleção para 180 vagas de operador de telemarketing – a fim de prestar serviço para bancos e empresas de telefonia e TV por assinatura. “O Emprega São Paulo funciona melhor do que os outros sites de emprego”. Ele comentou que contrata cerca de 300 pessoas por semana na cidade de São Paulo.
Chip de celular para conectar candidatos
Para esse 3º Mutirão do Emprego a operadora de telefonia celular Vivo se associou à iniciativa e distribuiu 540 chips pré-pagos gratuitamente em um estande no PAT no dia 26 – a fim de permitir que as pessoas, conectadas, possam receber os alertas de vagas compatíveis com o perfil do candidato, via torpedo SMS, agilizando a busca por oportunidades.
“O celular é a melhor forma de nos comunicarmos com os profissionais. Com o chip, o candidato recebe a boa notícia de que o Emprega tem uma vaga no perfil dele”, ressalta o secretário Guilherme Afif. Desde 1º de março, quando começou o serviço, até o momento, foram enviadas mais de 283 mil mensagens para candidatos de todo Estado.
Histórico do Mutirão
O Mutirão do Emprego é uma forma de aumentar as chances de quem está desempregado e incentivar as empresas a buscarem profissionais por meio do Emprega São Paulo.
O 1º Mutirão, realizado em junho deste ano na cidade de São Paulo, disponibilizou 32 mil vagas de trabalho. Naquele dia, mais de 500 pessoas cadastraram seus currículos nos guichês do PAT do Poupatempo Sé.
Em setembro, o 2º Mutirão do Emprego ocorreu no Poupatempo do Novo Shopping em Ribeirão Preto, quando foram disponibilizadas 5,7 mil vagas, número 16 vezes maior que o habitual na região. Mais de 400 pessoas foram atendidas.
O Emprega no Estado e na região
Os números do Emprega São Paulo o colocam como um grande portal público de oferta e busca de oportunidades de trabalho. O site entrou no ar em agosto de 2008, passou por uma fase de adaptação e foi lançado oficialmente pelo governador José Serra em 12 de novembro.
O cidadão que não tem acesso à internet pode ir a um dos 210 PATs espalhados pelo Estado, aos Telecentros e Infocentros – além das unidades do Acessa São Paulo e do Poupatempo. Os endereços de todos os PATs estão no site da SERT: www.emprego.sp.gov.br/pat. O apoio aos usuários é feito pela central de atendimento (0800-770-7378).
Desde agosto até agora, dois milhões de candidatos e mais de 125 mil empregadores se cadastraram. Foram ofertadas 875 mil vagas e mais de um milhão de pessoas foram convocadas para participar de processos seletivos.
A região de São José dos Campos conta com um número expressivo: 157 mil candidatos cadastrados, 59 mil vagas ofertadas, 10 mil empregadores cadastrados e 11 mil candidatos aprovados.