A Cristais São Marcos, precursora na fabricação de cristais tipo Murano no Brasil, surpreende, mais uma vez, com a apresentação de mais de 600 peças, entre vasos, cachepôs, garrafas, centros de mesa, lamparinas e outras peças decorativas, da recém-lançada coleção 2010 das linhas São Marcos e Molinari Design, que serão uns dos grandes destaques da 39ª House & Gift Fair South America, que acontece de 15 a 18 de agosto de 2009, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). São objetos inconfundíveis caracterizados pelas variadas nuances empregadas e pelos traços originais que os formam.
O design diferenciado dos cristais São Marcos, com formas genuínas e cores marcantes, aliado à criatividade dos mestres-vidreiros e irmãos Antonio Carlos e Paulo Molinari, fazem dos artigos lançados na Feira verdadeiras obras de arte que enriquecem qualquer tipo de decoração. Desde 1962, a dedicação e o talento artístico dos irmãos Molinari fazem com que suas criações atinjam 27 países, incluindo a Itália, berço da técnica de Murano no mundo. A inspiração inigualável e visionária da dupla confere curvas sinuosas, contornos exclusivos e combinações de cores que dão vida aos cristais.
O grupo de vasos 5480-5481-5474-5476-5478-5477/CO irradia beleza e brilho graças às cores fortes e alegres que “vestem” as peças. A combinação do preto com diversas tonalidades de amarelo, laranja e vermelho provoca uma agradável agitação visual que torna o conjunto o centro das atenções em qualquer ambiente. Os formatos dos vasos dividem-se em três e são guiados por traços arredondados originais.
A dupla 5460-5459/VM, formada por um centro de mesa e um vaso, respectivamente, fascina pelo toque da natureza presente nas peças, já que parecem duas grandes e lindas flores devido ao formato inusitado e às cores vivas que carrega. As tonalidades, em dégradé, vão do laranja ao preto, passando notavelmente pelo vermelho e nos levando ao crepúsculo do outono, época em que o sol, ao entardecer, hipnotiza as pessoas com sua cor forte e radiante. Já o acabamento dos objetos são diferenciados, sendo uma das características mais marcantes da Cristais São Marcos. O vaso, no entanto, traz a ousadia nas curvas disformes da boca e a neutralidade no predomínio da cor preta.
Os objetos em forma de gotas, já tradicionais nas coleções da Cristais São Marcos, marcam presença novamente, e desta vez chegam sob licença da arte abstrata graças às linhas enroladas que se misturam no “interior” das peças. Assim, nasceu a coleção 5466-5467/PT, 5466-5467/BC e 5466-5467/AB para decorar com muito bom gosto todo tipo de local. Com visual clean e, ao mesmo tempo, sofisticado, os artigos medem 300mm de altura por 150mm de diâmetro.
Do Brasil ao mundo, São Marcos revela sua maestria na fabricação de 6 toneladas por dia de cristais em Murano
Fundada pelos irmãos Antônio Carlos e Paulo Molinari, discípulos do italiano Aldo Bonora, empresa mineira comandada pelos primeiros mestres-vidreiros do país exporta para 27 países, inclusive a Itália, berço desta arte.
Quando falamos em cristais, lembramos da antiga Itália e pensamos num local nas cercanias de Veneza, mais precisamente a pequena ilha de nome Murano. Lá, um idoso com barbas longas e grisalhas, de frente ao forno em pura brasa, sopra e movimenta suas ferramentas atrás da perfeição na fabricação de cristais. Hoje, a mesma maestria deste ancião tem sotaque mineiro e mãos de dois brasileiros.
Sediada em Poços de Caldas, Minas Gerais, a Cristais São Marcos, liderada pelos irmãos Antônio Carlos e Paulo Molinari, desenvolve com esmero a arte de dar forma e cor aos cristais, ensinamento passado pelo mestre-vidreiro italiano Aldo Bonora quando eles tinham, respectivamente, 8 e 11 anos de idade. Em meio às pinças, alicates e cana de assopro, uma tradição é construída desde 1962 no Brasil.
Com toda esta história, a empresa é referência mundial no segmento. Contendo 50 linhas de produtos, com cerca de 500 peças diferentes, entre vasos, fruteiras, cachepôs, castiçais, pesos para papel, garrafas decorativas e lamparinas, entre outros, a Cristais São Marcos marca presença em diversos países, inclusive, decorando os salões do Palácio Real de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e hotéis e casas da Europa.
Molinari Design
Além do acabamento, matéria-prima de primeira qualidade e cuidado no desenvolvimento de cada produto, um dos diferenciais da empresa é o fato dela estar sempre atenta às novas tendências mundiais de decoração e estilo. Ainda em constante atividade, Antônio Carlos e Paulo hoje em dia se dedicam às produções da Molinari Design, criada na década de 90 e que desenvolve peças únicas ou ainda séries limitadas, todas assinadas pelas mãos dos irmãos Molinari. São produtos com formas diferenciadas, lançados duas vezes ao ano e em quantidades pequenas, tudo para garantir o diferencial da exclusividade. O que foi uma criação italiana, atualmente é, sem dúvida alguma, uma arte brasileira.
Cristais São Marcos: referência mundial em vidro tipo Murano produzido na América Latina
A herança italiana aliada ao talento tupiniquim construiu uma excelente reputação no mundo inteiro, o que tornou a empresa líder na fabricação de vidros artesanais do tipo Murano na América Latina. Sua sede ocupa uma área de 18,5 mil/m², sendo 6,2 mil/m² de área construída, com capacidade de produção total de seis toneladas por dia e 1.100 toneladas por ano de produto acabado. Emprega cerca de 200 funcionários.
Na pacata cidade ao sul do estado de Minas Gerais, o Murano brasileiro foi se aprimorando em meio ao clima ameno e às áreas verdes de parques, praças, jardins e da serra de São Domingos. Junto ao calor das águas termais do município, a charmosa fábrica de cristais artísticos foi aumentando sua fama e tornou-se sinônimo da cidade mineira. Deste modo, a Cristais São Marcos acabou difundindo sua essência na arte vidreira entre os 150 mil habitantes locais, mas, principalmente, para todo o mundo.
Além de três lojas próprias instaladas em Poços de Caldas, a empresa conta com um mix de aproximadamente 2.400 lojistas pelo Brasil. Exporta suas peças para a Itália, berço desta qualidade de vidro, e mais 26 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bahrain, Bolívia, Canadá, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia, Israel, Japão, Panamá, Paraguai, Portugal, Suíça, EUA, Uruguai e Venezuela.
Como participa intensamente de eventos internacionais, principalmente feiras do segmento, a Cristais São Marcos consegue extrair o que há de novo em termos de visual, sempre com o toque criativo e ousado dos seus designers.
A referência mundial é fruto das participações da Cristais São Marcos nas feiras internacionais do setor de decoração e presentes em Frankfurt, Milão, Dubai e Chicago. Os investimentos nesta área começaram em 2001, mas ganharam mais importância quatro anos depois. Principalmente após o convite do governo brasileiro para participar de uma exposição no Instituto Cândido Portinari, Palácio Pamphili, sede da representação diplomática do Brasil em Roma. A receptividade foi tão grande que a empresa foi convidada ainda para uma mostra itinerante em San Dona e Veneza.