No País, oito entre cada dez pessoas conectadas à Internet utilizam este tipo de serviço, mensalmente, para conectarem-se aos seus amigos virtuais
Em uma sociedade em que se depende cada vez mais de contatos, os brasileiros parecem ter saído na frente e encabeçam o ranking de usuários mais ativos em redes sociais na Internet. De acordo com dados divulgados pelo Ibope Nielsen Online, para cada quatro minutos navegando na web, eles dedicam um a atualizar seu perfil e conferir as novidades de seus amigos.
No Brasil, 84% das pessoas que utilizam internet de casa e do trabalho (35,5 milhões de pessoas) passam pelos sites de comunidades, enquanto no Reino Unido e nos Estados Unidos o índice é de 60%. Seja para reencontrar amizades perdidas no passado ou fazer novos amigos, por mês, 29 milhões de usuários utilizam sites de relacionamentos.
Esta expansão das redes sociais faz com que pessoas com interesses semelhantes passem a se relacionar com mais freqüência e que muitos reatem laços de amizade separados pelo tempo ou distância.
O Sonico, rede social que organiza a vida online das pessoas e já conta com mais de oito milhões de usuários brasileiros cadastrados, aposta na fórmula de facilitar o contato com pessoas próximas. Uma plataforma de comunicação social que oferece fácilidade de navegação e que permite replicar e administrar online os contatos da vida real, de uma forma organizada. Através da rede, os usuários podem separar os âmbitos pessoal, profissional e público e escolher o que compartilhar em cada um deles.
Com foco na privacidade das pessoas, cada vez que um usuário se cadastra na página, automaticamente seu perfil é protegido do público geral da Internet. Além do mais, os usuários contam com a opção de configurar em seus perfis o nível de exposição que desejam para a informação que adicionam no site (exemplo: fotos e vídeos) e dos seus dados pessoais.
As redes sociais aproximam as pessoas, diversificam os canais de comunicação e de interação e os complementam, vencendo obstáculos como a distança, e simplificando as ações para compartilhar informações e fazer comentários. E foi justamente com esta idéia de formar uma rede de contatos legítimos que foi criado o Sonico. Tendo uma rede confiável de contatos formada por pessoas com as quais o usuário tem algúm tipo de vínculo, fomenta-se o intercâmbio de informação e a interacão entre esses contatos.
“Uma rede social não deveria modificar o conceito tradicional de amizade, porque o complementa e o enriquece. O segredo está no uso que as pessoas fazem da rede. Hoje comemoramos o Dia do Amigo, adotado inicialmente em Buenos Aires, onde possui grande expressão atualmente, e que, aos poucos, vem sendo inserido em outros países. Queremos que estes amigos que, talvez pela distância, não poderão se abraçar nesta data, possam lembrar uns dos outros e cumprimentem-se, mesmo que virtualmente, enviem cartões personalizados e saibam que as redes sociais devem fortalecer estes vínculos”, reforça Rodrigo Teijeiro, CEO e co-fundador do Sonico.
Sobre o Sonico
Fundado em julho de 2007, o Sonico é a rede social da América Latina que organiza a vida online das pessoas. Esta plataforma de comunicação, que já conta com mais de 39 milhões de usuários registrados, permite que pessoas, organizações e marcas se relacionem de maneira produtiva, fácil e divertida, tendo controle sobre a privacidade das informações disponibilizadas. Com escritório em Buenos Aires, o Sonico possui uma equipe formada por mais de 80 profissionais e foi eleita pela BusinessWeek como a quinta startup de tecnologia com maior projeção de crescimento global. Em maio de 2008, o Sonico recebeu um montante de US$ 4.3 milhões em sua primeira etapa de capitalização. Para mais informações acesse: http://corporate.sonico.com