O evento encerra nesse final de semana com show de Oswaldo Montenegro
O charme da vila inglesa, que conta até com um fog ao estilo londrino, tem sido um dos ingredientes que vem atraindo um grande público para o Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), em sua nona edição. No segundo final de semana do evento (dias 18 e 19) cerca de 25 mil pessoas circularam pela Vila participando de shows, peças teatrais e outras apresentações artísticas.
No próximo sábado (25) e domingo, o público poderá conferir mais alguns dos grandes nomes da Música Popular Brasileira. No sábado, no Espaço Viradouro, se apresentarão o cantor e compositor Vander Lee, um dos novos talentos de Minas Gerais, às 15h, e Vânia Abreu, às 18h. No domingo, no encerramento do evento, o cantor Oswaldo Montenegro fará o show “Quebra Cabeça Elétrico”, às 18h, também no Viradouro. Antes, às 15h, a Orquestra Sinfônica de Santo André apresentará seu concerto no mesmo local.
Abrindo a programação no sábado, o cantor Daniel Gonzaga fará um show às 13h no Clube União Lyra Serrano. No mesmo horário a Companhia ½ Trupe estará no Largo dos Padeiros, voltando a se apresentar às 16h. O grupo Conversa Mole Choro será a atração do palco do Mercado às 14h. Ao mesmo tempo o Espaço Criança exibirá a peça O Vovô. Às 16h será a vez da peça O Pote Vazio no Clube União Lyra Serrano. Ainda às 16h o público infantil poderá conferir o espetáculo Casamento caipira de Simão e Marieta. E o músico Mozar será a atração do palco do Mercado, às 17h. Encerrando o sábado será encenada a peça O casamento do além, sobre a questão da vida e da morte, às 19h, no Castelinho.
No domingo ao meio-dia está prevista a apresentação do Recital Vozes no Tempo, no palco do Mercado. O cantor Elder Costa fará show no Clube União Lyra Serrano às 13h. No mesmo horário acontecerá a Ciranda Violeira, no Largo dos Padeiros, e a peça Figurinha Carimbada, no Espaço Criança. O último receberá também a dança infantil Sinto Muito, às 15h. O cantor Tunai será atração do palco do Mercado, homenageando os 50 anos da bossa nova, às 14h. Já às 16h o stand up Jogando no Quintal acontecerá no Lyra enquanto Contos e Brincadeiras será no Largo dos Padeiros. A Ciranda Violeira volta ao palco do Mercado às 17h e instantaneamente o Espaço Criança recebe o espetáculo Dança Adulto. Às 17h40, no Espaço Viradouro, haverá o Recital Vozes no Tempo. A última atração do festival será o espetáculo O casamento do além, às 19h, no cemitério da Parte Alta da vila.
Estrutura do festival
Assim como nos anos anteriores, a Vila de Paranapiacaba oferece uma infraestrutura especial para receber o público do Festival de Inverno. Entre os principais serviços estão uma Praça de Alimentação, com dois restaurantes no antigo Mercado e um no Espaço Judô; geradores de energia; 50 banheiros químicos instalados em diferentes pontos na Parte Baixa da vila; fraldário; Espaço de Artesanato; 18 tendas de 25 m² para apoio e alimentação; três tendas para o Espaço Criança, instalado na rua Schnoor, s/nº; e outras três que estarão nas proximidades dos camarins dos artistas.
Uma equipe de 70 pessoas recebe os visitantes. O esquema de segurança conta com reforço da Polícia Militar e da Guarda Municipal, bem como de seguranças particulares. Nos dias do Festival, o trânsito de veículos é restrito para facilitar o movimento do público e é criada uma rota para circulação na qual só podem trafegar automóveis de moradores, hóspedes das pousadas, a serviço da organização do evento, convidados e representantes da imprensa a trabalho. Também foram criados bolsões de estacionamento para estes.
O público que for ao festival de carro deve deixar o veículo no estacionamento localizado a cerca de 5 km da Vila, cuja capacidade é 3 mil. O valor cobrado (R$ 15, sendo 15% do total revertido para o Fundo Social de Solidariedade) dá direito a transporte gratuito de ônibus do local até a Vila entre 9h e 21h e retorno ao estacionamento das 9h às 23h. Para as motos há estacionamento na Parte Alta da Vila com vagas limitadas. Quem preferir ir de transporte público pode tomar o ônibus que sai do Terminal da estação Prefeito Saladino com destino a Paranapiacaba. Outra opção é ir de trem até a estação de Rio Grande da Serra, de onde também partem ônibus até a Vila.
Ingressos
Em 2009 os ingressos para os shows do Viradouro e do Clube União Lyra Serrano estão sendo trocados por peças de roupa ou cobertores e limitados a duas unidades por pessoa. A retirada das entradas é feita três horas antes de cada show nos seguintes endereços na Parte Baixa de Paranapiacaba: Centro de Informações Turísticas (Largo dos Padeiros, s/nº); Centro de Visitantes do Parque (Avenida Rodrigues Alves, 473 A); Rua Varanda Velha, 382; Avenida Rodrigues Alves, 28 e Avenida Fox, 436.
Ingressos antecipados podem ser trocados entre as quartas e sextas-feiras que antecedem os shows, das 14h às 17h, no Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – tel.: 11 4433-0789), no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, s/nº – Santa Terezinha – tel.: 11 4996-2164) e na Casa do Olhar (Rua Campos Sales, 414 – Centro – tel.: 11 4992-7730). Toda a arrecadação será doada para a Campanha do Agasalho 2009, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade com apoio da Defesa Civil, do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
Espaço Sabina
Para proporcionar ao público uma visão entre ciência e arte em um único local, a Sabina – Escola Parque do Conhecimento de Santo André montou na Vila o Espaço Sabina. Estarão à disposição dos visitantes as Sabinotecas, experimentos “móveis” como energia eólica, gerador de Van de Graaff, duplo cone, gerador manual, modelo de olho (lente divergente e convergente) e máquina a vapor.
Já na área da biologia (Sala da Vida) há fósseis de dinossauros e outros animais; mandíbula de tubarão Mako, corais, raias violas, tartaruga marinha e cavalo marinho conservados em formol; e animais do serpentário em vidros.
Representando o acervo da microbiologia, um microscópio está munido com lâminas distintas como fio de cabelo, zooplâncton, formiga e semente de dente de leão.