A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), por meio da Comissão de Título de Especialista, acaba de iniciar a abertura do processo de inscrições para o Concurso de Título de Especialista em Medicina Intensiva – Área Adulto em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB).
Os candidatos poderão se inscrever até dia 31 de julho de 2009, por meio do site da AMIB (www.amib.org.br), na seção Título de Especialista, na qual deverão preencher o formulário, que deve ser impresso e enviado para a sede da AMIB, por correio, anexado às cópias dos documentos solicitados.
Para realizar a inscrição, os candidatos devem conhecer e estar plenamente de acordo com o Regulamento do Concurso de Título de Especialista em Medicina Intensiva/2009, que está também disponível no site da AMIB. A Comissão de Título de Especialista vai divulgar até o dia 10 de setembro, no portal da AMIB, a lista dos candidatos que atendem aos pré-requisitos determinados no edital e que estarão aptos a prestar a prova.
PROVA
Os candidatos serão submetidos a uma prova teórica com cem questões de múltipla escolha e duração máxima de quatro horas. Essa etapa será eliminatória e o candidato precisará alcançar, no mínimo, a nota 6.0 (seis) para obter o direito a prestar a prova prática.
O teste prático será dividido em duas partes: discussão de casos clínicos, quando o candidato responderá perguntas de dois avaliadores, e a prova de habilidades, na qual ele passará por estações praticas, que simulam o cotidiano de uma Unidade de Terapia Intensiva.
As provas teórica e prática serão realizadas nos dias 11/11/2009 e 15/11/2009, respectivamente, durante o XIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, em São Paulo, SP, em local e horário que serão divulgados no site da AMIB com antecedência mínima de 30 dias. O resultado do concurso será publicado no portal da associação no dia 23 de novembro.
Para acessar o edital para o Concurso de Título de Especialista em Medicina Intensiva, acesse: http://www.amib.org.br/pdf/EditalAdulto2009.pdf
AMIB
A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), órgão representativo oficial dos profissionais de Medicina Intensiva no Brasil, é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1980, que congrega mais de cinco mil sócios. A associação, além de investir em estudos científicos, promover fóruns e oferecer pós-graduação, é a única habilitada para conferir aos médicos o Título de Especialista em Medicina Intensiva, especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).