No último mês, 24 alunos de pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, Rondônia, (Unijipa) foram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município para desenvolver atividades recreativas com os alunos. Segundo a coordenadora do curso de pedagogia e Profª. Mônica Daisy Vieira Araujo, o objetivo maior era o de promover a interação entre os acadêmicos e a comunidade de modo a se envolverem em atividades práticas que irão desenvolver no futuro enquanto pedagogos.
Paula Quinelato Menezes, 3º período do curso, participou pela 1ª vez de uma ação como essas. “É um momento de riqueza e de experiência para vida toda. Além de transmitir um pouco de nosso conhecimento aprendemos a valorizar a cada momento com aquelas crianças”, comenta.
A programação foi dividida em duas etapas, no período da manhã e tarde e contou com atividades de pintura no rosto, brincadeiras, como por exemplo, cantiga de roda e pula corda, dança da cadeira e entre outras, mini-gincana, além de apresentação de peças teatrais “A galinha ruiva”, e “Menina Bonita do laço de fita”.
Segundo a coordenação do curso, é possível a realização de outras atividades, mas ainda não existe nada marcado.
A semana
O tema escolhido pela Federal Nacional das APAES foi “Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”. A comemoração ocorre sempre de 21 a 28 de agosto.
Segundo a APAE Brasil, a campanha da Semana Nacional do Excepcional é baseada no tema do ano, que busca sensibilizar a sociedade para construção da acessibilidade do deficiente intelectual. “É necessária uma mudança de atitude e a incorporação de valores indispensáveis para que o convívio social do deficiente seja efetivo, tais como a tolerância e o respeito”, diz o texto.
Assessor de Comunicação
Jornalista Etiene Gonçalves