Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde informa que a cada ano mais de 140 mil crianças são internadas em hospitais da rede pública. A causa? Acidentes Domésticos, o que representa para o Serviço Único de Saúde (SUS) um custo no total de 63 milhões de reais.
A maioria dos ferimentos nas mãos ocorre dentro de casa e as crianças são as principais vítimas. Na fase da infância, onde a curiosidade prevalece, os pequenos costumam tocar tudo o que encontram como facas, tomadas, vidros e portas – considerados os itens que mais oferecem riscos. Por isso, nessa época de férias escolares a atenção dos pais é de extrema exigência, já que as crianças passam ainda mais tempo dentro de casa. Os ferimentos mais comuns neste período são os esmagamentos de dedos e mãos em portas e janelas, queimaduras e cortes com vidros e objetos cortantes.
Com o intuito de diminuir os números de acidentes com as mãos é que a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM) desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão, uma ação com o intuito de conscientizar a população sobre os acidentes diversos que podem ocorrer tanto em casa como no trabalho, e ainda, ressaltar a importância do especialista em cirurgia da mão no primeiro atendimento do acidentado, já que dele depende o resultado e a evolução do caso. O pronto atendimento mal conduzido gera graves sequelas ao acidentado, podendo causar incapacidade funcional.
Acidentes infantis têm maior ou menor incidência de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento motor da criança, e o melhor remédio para essa realidade é a prevenção. E prevenir pode ser simples, se o adulto adquirir a consciência de que as crianças não possuem noção do perigo, nem discernimento sobre o que é certo ou errado, lembrando também, que qualquer objeto aparentemente inofensivo pode se tornar uma arma poderosa na mão de uma criança. Sendo assim, deve-se orientar, ensinar, alertar e esclarecer numa linguagem inteligível a ela, os riscos que pode ocorrer se tomar aquela atitude, como forma de aprimorar a noção sobre o perigo.
A ABCM (Associação Brasileira de Cirurgia da Mão) é uma sociedade que reúne especialistas em cirurgia da mão, que hoje é reconhecida como uma especialidade médica, em todo o Brasil. A cirurgia da mão engloba todo o membro superior, o que implica em tratar traumas que possam atingir estruturas que o constituem como osso, articulações, ligamentos, tendões, músculos, nervos, pele e vasos sanguíneos. Preocupada com os traumas que podemos adquirir ao manuseio incorreto ou acidentes com as mãos, a ABCM, em seu ano cinquentenário, lança a Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão, a fim de conscientizar a população sobre os riscos e maneiras de prevenir uma futura lesão.
Para saber mais: www.cirurgiadamao.org.br