A celulite, considerada uma das “inimigas” da beleza feminina, é caracterizada pelo aparecimento de ondulações na pele, dando a ela o aspecto de casca de laranja. Seu aparecimento está ligado aos efeitos do estrógeno, um importante hormônio feminino, que leva a alterações no tecido gorduroso sob a pele, retenção de líquidos e alterações na microcirculação. Consequente, aumenta a presença de tecido fibroso em áreas camo glúteos e coxa, quadro que é agravado pela alimentação desiquilibrada, falta de atividade física e características genéticas. Por isso, a celulite aparece em diferentes graus e varia muito de mulher para mulher.
Com os avanços tecnológicos da indústria de beleza, as mulheres podem contar com inúmeros tratamentos estéticos que visam combater a celulite, inclusive com tratamentos à base de ácido hialurônico, como os géis Esthélis e Fortélis, distribuídos no Brasil pela Dermalis. Estas substâncias são reabsorvíveis pelo organismo e proporcionam facilidade na modelagem corporal. Outra característica é que conferem hidratação à pele.
“Quem pensa que celulite tem cura, engana-se. Entretanto, é possível obter melhoras visíveis com os tratamentos adequados e cuidados com a dieta e atividade física. O local a ser tratado com métodos à base de ácido hialurônico tem uma melhora significativa. Dependendo do grau de celulite, deve-se conciliar outros tratamentos para potencializar os resultados”, explica a Dra. Eliandre Costa Palermo (CRM-SP 78723), especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica-SBCD.
Sobre os tratamentos contra celulite e os resultados, a médica fala sobre o assunto na entrevista abaixo. Acompanhe.
1- Como o ácido hialurônico pode ser usado para atenuar a celulite? Como age?
Ele pode ser aplicado nos lugares de irregularidades para preenchimento das depressões da celulite.
2-Tem que preparar a pele com algum outro tratamento para aplicar o ácido hialurônico? Por que?
É importante encarar o problema da celulite como um todo, ele é multifatorial e precisa ser trabalhado desta forma. Exercícios, dieta equilibrada, drenagem linfática, endermologia, equipamentos com fonte de calor e alguns tipos de laser são usados em conjunto para intensificar os resultados.
3- Para qual grau de celulite o ácido hialurônico é mais indicado? Qual a freqüência de aplicação? Ou quantas sessões são necessárias?
A aplicação do acido hialurônico é indicada para celulite de grau leve a moderado, mas com pequeno número de depressões, mesmo que profundas. Não é recomendado para aquela celulite grau I, que não forma depressão, nem para a de grau III, que tem muitas depressões e excesso de peso.
4- O tratamento de celulite no bumbum é diferente do tratamento na coxa?
O tratamento ideal vai depender do grau de celulite que a região apresenta, porque há níveis diferentes na mesma pessoa. Se eles forem distintos, será necessário associar outros tratamentos. Por exemplo, a subcisão que é muito útil em depressões profundas pode ser feita antes. Avalia-se os resultados. E, se necessário, realiza-se a subcisão também nas depressões menores. Nas remanescentes, se usa o ácido hialurônico.
5-Quanto tempo dura o resultado? E a manutenção como deve ser feita?
O resultado dura de 6 a 10 meses. Quanto à manutenção, deve-se seguir os tratamentos já citados.
6- Qual o produto mais indicado para este tratamento: o Esthelis ou Fortelis?
Os dois produtos podem ser utilizados, mas é necessário observar as características de cada um. O Esthélis é aplicado em depressões superficiais, enquanto que o Fortélis é indicado para depressões mais profundas.
Esthélis: esse produto se apresenta em duas versões: Soft, indicado rugas periororais, comissuras labiais, pés de galinha, linhas da testa e correções das depressões faciais relacionadas à idade ou acidentes (cicatrizes), e o Basic, indicado para rugas moderadas e definição labial. Todos os produtos Esthélis são fornecidos com uma seringa de vidro ergonomicamente projetada, prepreenchida e esterilizada. O vidro garante maior estabilidade ao gel e apresenta menor risco de formação de cultura bacteriana. O tempo de reaplicação depende de certos fatores como, plano de aplicação (derme média e/ou superficial), tipo de pele do paciente, profundidade da ruga tratada e volume injetado. Dura em média 9 meses.
Formulação do Esthélis Soft – Ácido Hialurônico em forma de gel de alto cross-linking (reticulação), com concentração de 20 mg/ml
Fortélis Extra (preenchedor injetável): é um implante reabsorvível desenvolvido a partir do ácido hialurônico com propriedades de aumento de volume, destinado para sulcos e depressões faciais, trabalhar os contornos e relevos da face e aumentar o volume dos lábios. Devido à uma taxa de reticulação (cross-link) especialmente definida, o Fortélis Extra possui o nível exato de elasticidade exigido para trabalhar os volumes e corrigir sulcos e depressões, ao mesmo tempo em que trabalha no nível da derme profunda.
Sobre a Dermalis
A Dermalis é a empresa que representa e comercializa no Brasil os produtos da Divisão Estética do Laboratório Anteis, com sede em Genebra, Suíça. Em seu portfólio, a Dermalis (www.dermalis.com.br) conta com implantes reabsorvíveis, baseados no Ácido Hialurônico, que oferecem soluções estéticas variadas para reidratação, preenchimento e modelagem do rosto e de outras regiões do corpo, todos aprovados e liberados para comercialização no Brasil pela ANVISA.
Sobre o Laboratório Anteis
Com sede em Genebra, na Suíça, o Laboratório Anteis possui três divisões: Estética, Oftalmológica e Ortopédica e conta com uma equipe altamente especializada no campo da transformação de biopolímeros. Com certificação ISO EN13485 e marcação CE (Comunidade Européia) das linhas Esthélis, Fortélis e Mesolis, o Anteis tem demonstrado know-how e grande competência de sua equipe que possui “precisão suíça”. Hoje, seus produtos são encontrados em mais de 90 países. www.anteis.com.