Com o objetivo de estimular a devolução de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes não mais utilizadas pela comunidade, a campanha “Seja Positivo” foi lançada na semana passada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Emater, Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), organizações não-governamentais e alunos do curso de Comunicação Social da Ulbra.
As ações estão focadas na conscientização por parte dos consumidores, como ressaltou o presidente da ACIJIP, Marcito Pinto. “Pensamos em facilitar o acesso para que a população também faça sua parte e devolva o que não mais for útil. Para tanto, disponibilizamos três postos no 1° distrito (Jeedá, Irmãos Gonçalves e Taí Max) e três no 2°(Bom Dia, Taí T-14 e São João)”, explicou.
De acordo com a fiscal ambiental Cleuza Aparecida, o primeiro passo é dado pelos consumidores que devolvem os materiais nesses postos de recolhimento. Em seguida, a devolução para os fabricantes fica sob responsabilidade dos próprios comerciantes. “Por isso, esta campanha agiu de forma a facilitar o recolhimento desses produtos através de pontos de coletas disponibilizados em vários locais da cidade”, reforçou a fiscal e também coordenadora das atividades.
Sem o devido destino, quando guardadas em casa, baterias, lâmpadas e pilhas são prejudiciais a saúde por serem possuidores de materiais como cádmio, mercúrio e chumbo, conforme alertou a engenheira agrônoma Edilene Silva. “O dano pelo contato com essas substâncias geralmente não ocorre de imediato. Mas a grande preocupação é com as crianças, pois o problema pode acabar se manifestando na fase adulta em forma de um câncer”, afirmou.