A segunda reunião da etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg) aconteceu nas últimas quinta e sexta-feira (28 e 29), com o objetivo de debater os eixos temáticos e enviar contribuições à etapa nacional, no auditório da Ulbra em Ji-Paraná. O evento contou com a participação do coordenador regional de policiamento e coordenador da comissão executiva da Conseg em Rondônia, coronel Ferraz, que representou o secretário de Segurança Pública, Evilásio Sena, secretário regional, Ari Saraiva, vice-prefeito José Otonio Lima Silva, entre outras autoridades.
“Este evento representa um marco histórico na segurança pública do Estado. Dessa forma o governo estadual destina total apoio de suas instituições. As Secretarias Regionais têm agilizado a segurança pública com a manutenção corretiva e preventiva de todas as viaturas“, afirmou Ari Saraiva, ressaltando que “o Governo do Estado tem investido na priorização da segurança para o cidadão rondoniense. O município de Ji-Paraná vai receber nove viaturas e equipamentos para atender o Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Ambiental”.
O primeiro encontro foi realizado no último mês em Porto Velho e o próximo acontecerá nos próximos dias 25 e 26 em Vilhena. Destes três eventos, segundo Evilásio Sena, sairão as propostas que vão ser debatidas na Conferência Estadual Eletiva, que vai acontecer entre os dias 29 e 31 de julho em Porto Velho.
Durante os eventos os seguintes temas estão sendo abordados: controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da paz; diretrizes para o sistema penitenciário e diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.
A 1ª Conseg tem como finalidade definir princípios e diretrizes orientadores da Política Nacional de Segurança Pública, com participação da sociedade civil, trabalhadores e poder público como instrumento de gestão, visando efetivar a segurança como direito fundamental. A etapa nacional ocorrerá em Brasília, nos dias 27 a 30 de agosto.
Carolina Camilo