Com 5,5 milhões km² de extensão, a Floresta Amazônica é considerada hoje um dos maiores patrimônios naturais do planeta. Sua área abrange 8 países, sendo que mais da metade – 60% – está inserida no Brasil. E é apostando nessa riqueza natural da região como alternativa para promocão do turismo e da integração econômica e social latino americana, que o Governo do Estado do Acre promove a Semana da Amazônia Brasileira em Cusco, Peru – país que faz fronteira com o Brasil pelo Acre.
O evento começou neste domingo, 24, e reúne empresários de diversos setores, gestores públicos dos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso, e também de estados peruanos, que aproveitam o encontro para troca de experiências e negócios. Pela manhã houve a solenidade de hasteamento da bandeira do Brasil e do Peru na Praça das Armas.
Rota turística Internacional Amazônia-Andes-Pacífico
Cusco está a 750 quilômetros de Rio Branco. A cidade peruana recebe hoje quase 1 milhão de turistas por ano que vêm em busca de conhecer a história da região. Grandes ruínas de pedras contam um pouco do passado da população Inca que dominava um grande conhecimento de arquitetura e astrologia. Passeios como visita ao Vale Sagrado e à ruína considerada uma das novas 7 maravilhas do mundo, Machu Pitchu, atraem o interesse de pessoas de vários lugares do mundo.
O objetivo é que com a conclusão da Interoceânica, se abram as portas não somente para o comércio, mas também para o turismo, onde os brasileiros tenham a oportunidade de conhecer o Peru, e vice-versa.
A Semana da Amazônia Brasileira em Cusco se estende até a próxima sexta-feira, 29, com rodadas de negócios, seminários sobre a Amazônia, além de uma programação cultural com artistas acreanos.
Agência do Acre Mariama Morena