Durante a exposição IBC 2009, a Adobe Systems Incorporated (Nasdaq:ADBE) anunciou o Adobe® Flash® Access 2.0, um componente-chave da Adobe Flash Platform. O Flash Access 2.0, conhecido anteriormente como Adobe Flash Media Rights Management Server, é uma solução de proteção de conteúdo escalonável e flexível que permite a distribuição e monetização de conteúdo premium, capaz de criar novas fontes de renda para publicadores de mídia.
Novidade neste lançamento, o conteúdo protegido pelo Flash Access 2.0 reproduzirá com segurança na próxima versão do software Adobe Flash Player – o plug-in de navegador para vários sistemas operacionais disponível em mais de 98 por cento dos computadores conectados à Internet em todo o mundo. Programado para comercialização a partir do início do próximo ano, o Adobe Flash Access 2.0 oferecerá proteção robusta de conteúdo audiovisual, com regras flexíveis de uso para suportar uma grande gama de modelos comerciais, incluindo venda eletrônica, locação e vídeo sob demanda, tanto para streaming quanto para download. Acho que devemos tirar já que o evento já passou.
“Como software Nº 1 de reprodução de vídeo na Web, a Adobe Flash Platform tem permitido a milhões de usuários apreciarem conteúdo de alta qualidade”, disse Jim Guerard, vice-presidente e gerente-geral de Mídia Dinâmica da Adobe. “Com o Adobe Flash Access 2.0, os publicadores de mídia poderão confiar na proteção robusta de conteúdo premium com suporte a novos e emergentes modelos comerciais para proporcionar experiência rica e interativa online”.
Alcance e Flexibilidade Sem Precedentes
Empresas de mídia continuam lançando novos meios de conectar usuários a conteúdo premium via canais de distribuição online. Para criar modelos comerciais sustentáveis, essas empresas devem encontrar o equilíbrio certo entre acesso e controle de seus conteúdos. O Flash Access 2.0 oferece um modo de combinar o alcance sem precedentes e a interatividade da Adobe Flash Platform (Plataforma Adobe Flash), com segurança robusta e regras de uso flexíveis para que as empresas possam colocar as restrições necessárias, como limitar a exibição a um dado período de locação.
“Na Warner Bros., estamos sempre buscando meios inovadores que permitam ao nosso público apreciar vídeos online”, disse Darcy Antonellis, presidente de Operações Técnicas da Warner Bros. “Damos boas-vindas ao desenvolvimento do Adobe Flash Access, que ajudará a criar novas possibilidades para nossos parceiros atuais e futuros oferecerem conteúdo da Warner Bros. de modo contínuo e fácil com o Adobe Flash Player, ampliando o acesso ao nosso entretenimento online”.
Empresas e instituições de ensino também podem usar o Flash Access 2.0 para criarem soluções que atendam suas necessidades de proteção de conteúdo, permitindo distribuir conteúdo audiovisual como materiais de treinamento e comunicação corporativa de modo seguro aos seus funcionários, clientes ou parceiros.
Proteção Robusta a Conteúdo Premium
Usando criptografia padrão do setor, o Adobe Flash Access 2.0 oferecerá um ambiente robusto para proteger conteúdo, de modo que permaneça seguro contra fraudes ou captura durante todo o seu ciclo de vida útil. O conteúdo pode ser vinculado de modo seguro a um dispositivo individual ou a um domínio, que pode representar um domicílio. O Flash Access 2.0 agora suporta proteção de saída, permitindo aos provedores de conteúdo especificar requisitos de proteção de saída analógica e digital, proporcionando segurança adicional contra gravação não autorizada.
O Flash Access 2.0 suporta distribuição de conteúdo MPEG 4 (H.264) baseado em padrões, bem como formato de arquivo FLV através de uma variedade de mecanismos de distribuição, incluindo download progressivo, streaming e download para reprodução local. Conteúdo protegido também pode ser reproduzido em aplicações ricas para Internet (RIAs) rodando fora do navegador usando o Adobe AIRT. Desenvolvedores podem criar soluções RIA em sistemas operacionais diversos com o Adobe AIR, que incluem bibliotecas locais de conteúdo, gerenciamento avançado de download e interfaces de usuário altamente interativas.
Fácil Distribuição e Integração
O Adobe Flash Access 2.0 é oferecido com um Kit de Desenvolvimento de Software, permitindo a distribuição em escala e fácil integração com software e serviços existentes, como gerenciamento de pedidos, bancos de dados de assinatura, controle de acesso e Diretórios Ativos baseados em LDAP. O Flash Access também estará disponível como Software Service (SaaS), através de uma variedade de parceiros da AdobeAcho melhor deletar, pois não tenho certeza que estará disponível para o Brasil.
Plataforma Nº 1 para Oferecer Vídeo na Web
A Adobe Flash Platform (Plataforma Adobe Flash) é um sistema completo de ferramentas integradas, estruturas, clientes e servidores para o desenvolvimento de aplicativos da Web, conteúdo e vídeos que funcionam consistentemente em vários sistemas operacionais e dispositivos. O Adobe Flash Player está instalado em mais de 98 por cento dos computadores conectados à Internet e oferece aproximadamente 80 por cento dos vídeos na Web em todo o mundo. Os principais broadcasters e empresas de mídia, incluindo a BBC, Disney.com, HULU e PBS, utilizam a Plataforma Flash para oferecerem vídeo sob demanda e conteúdo de streaming a seus públicos em todo o mundo. A tecnologia Flash também é usada para oferecer eventos online de streaming na MLB.com e DirectTV, e a plataforma opera sites de redes sociais como o YouTube e MySpace.
Disponibilidade
A disponibilidade comercial do Adobe Flash Access está planejada para o primeiro semestre de 2010.
Sobre a Adobe Systems Incorporated
A Adobe revoluciona a forma como o mundo interage com ideias e informações – a qualquer momento, em qualquer lugar e através de qualquer mídia. Visite www.adobe.com.br para obter mais informações.