O Instituto Adolfo Lutz abriu processo para seleção de bolsistas no Programa de Aprimoramento Profissional 2010. Podem se inscrever profissionais formados ou que concluirão em 2009 os cursos de biologia, biomedicina, engenharia de alimentos, engenharia química, farmácia, farmácia-bioquímica, química, medicina veterinária, zootecnia, nutrição e curso superior de tecnologia em saúde ou tecnologia de alimentos.
São dezenas de vagas distribuídas em vários municípios de São Paulo. As divisões de áreas envolvem biologia médica, patologia, serviços básicos e divisão de laboratórios regionais. Todos os programas têm carga horária de 40 horas semanais.
As inscrições serão recebidas até 11/12/09 (exceto sábados, domingos e feriados), das 9h às 12h e das 13h às 16 h, nos locais da unidade pretendida.
Mais informações: www.ial.sp.gov.br , [email protected]
A rede estadual de saúde foi formada em 1892, com a criação do Instituto Bacteriológico e do laboratório de Análises Químicas e Bromatológicas e a incorporação do Instituto Vacinogênico, do Laboratório Farmacêutico e dos Hospitais Públicos então existentes. A indicação de Adolfo Lutz para a direção do Instituto Bacteriológico marcou o início da Microbiologia no Brasil. Dr. Lutz já era renomado cientista, doutor em medicina pela Universidade de Berna, e a sua obra no Instituto Bacteriológico começou a tomar vulto, dando prestígio à Instituição, colaborando na formação de outros pesquisadores.
Desde os primeiros anos, o Instituto Bacteriológico pode intervir com grande impacto nas condições de saúde da população paulista, ajudando a controlar a difusão da febre amarela em quase todo o território do Estado, debelando uma epidemia de febre bubônica em Santos e combatendo o cólera e a febre tifóide que grassavam na Capital. Enquanto isso, o Laboratório Bromatológico atuava, junto aos órgãos da polícia estadual, no controle às fraudes e às contaminações de alimentos.
Agência FAPESP