A edição de outubro da revista TAM nas Nuvens cita cinco aeroportos do mundo que, já no desembarque, fazem a viagem valer à pena: Barajas (Madri), Franz Josef Strauss (Munique), Changi (Singapura), Heathrow (Londres) e, do Brasil, o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife.
O projeto do novo aeroporto, feito pelo escritório Moretti arquitetura, segue o conceito do Aeroshopping. Além do aspecto estético e comercial, o aeroporto do Recife valoriza a cultura local e passa a impressão de uma grande galeria, com trabalhos dos artistas Francisco Brennand, João Câmara, Abelardo da Hora, Pedro Frederico, Gil Vicente e José Cláudio, além de reproduções de painéis de Lula Cardoso Ayres. Ali estão presentes, por exemplo, o painel cerâmico “Pastoral”, de Brennand, que estava montado no antigo terminal desde 1958.
“Após a reinauguração em 2004, o Aeroporto ganhou um novo terminal, com capacidade de receber mais voos nacionais e internacionais. O nosso aeroporto é o segundo na movimentação de passageiros de todo o Nordeste. E ainda há estrutura para ampliar mais o terminal”, comentou o secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, Samuel Oliveira.
De janeiro a setembro de 2009, os desembarques de passageiros em voos domésticos no Recife somam mais de 1,8 milhões de passageiros, uma variação positiva de 7,39% comparado a 2008.