As coleções propostas para o alto-Verão 2009/2010 e a moda festa da estação marcam o 13º Barra Fashion Bahia, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Shopping Barra, em mais uma parceria entre o shopping, a Enashopp e a Dupla Assessoria. Pela primeira vez a cidade recebe um evento de moda com esse foco. “Com a mudança do período do evento para outubro, decidimos criar uma nova temporada de desfiles que ainda não existia na cidade. Nada mais adequado a uma capital ensolarada e ditadora de tendências para a estação mais quente do ano, como Salvador. Já a moda festa, também foi escolhida para atender à demanda dos eventos de fim de ano,” declara José Carlos Poroca, superintendente do Shopping Barra.
E as novidades desta 13ª edição não param por aí. Fora das passarelas, as atenções serão voltadas para o Salão de Negócios, que reunirá expositores nacionais, além de compradores lojistas da Bahia, de Minas Gerais e de outros estados das regiões Norte e Nordeste. Será o momento propício para a geração de negócios entre os varejistas e expositores selecionados. Com acesso exclusivo a lojistas, o Salão nasce para preencher uma lacuna no mercado baiano, sendo a primeira bolsa de negócios, realizada em Salvador, atrelada a uma semana de moda.
GRIFES CONFIRMADAS
Este ano, os desfiles serão concentrados num único salão com capacidade para aproximadamente mil pessoas. As grifes confirmadas até então são: Cambodja, Carlos Rodeiro, Paradoxus, Salinas, TNG e Vivire, que realizarão desfiles individuais. Já a Tommy Hilfiger, Lacoste e Gregory integrarão o Coletivo Shopping Barra, no dia 6, às 18h.
No desfile dedicado aos talentos baianos do estilismo, participam Anne Massa, Leila Da Cruz e Silas Filgueira, finalistas deste ano do Concurso Novos Talentos, e mais Vitorino Campos, vencedor da edição 2008. Ainda desfila no mesmo dia a estilista Ursula Félix, vencedora do concurso de 2007. O quadro abre a passarela do BFB no dia 5, a partir das 18h.
Além dos desfiles e do Salão de Negócios, a estrutura geral do evento – cujo layout e ambientação ficaram a cargo das arquitetas Sandra Sampaio e Lissandra Ribeiro? ainda contempla um espaço para a Livraria e Café, com sala de imprensa, lounge vip Shopping Barra, três camarins, banheiros assinados pela Dismel, iluminação da La Lampe e ambientação da Toque da Casa.
MODA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Propondo a interação da moda com o social, o Shopping Barra e a Dupla Assessoria trazem para o Barra Fashion Bahia a exposição Chanelets, uma brincadeira lúdica para ser encarada com muita seriedade. A mostra é formada por bonecas de pano criadas pela OSCIP(Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Orientavida, sediada na cidade paulista de Potim, próxima ao Vale do Paraíba.
O grande charme das bonecas é que todas elas foram vestidas por nomes consagrados da moda brasileira, usando modelos inspirados no estilo que caracteriza Coco Chanel. Usando desde o clássico tailleur de tweed preto e branco, passando pelas pérolas e correntes em profusão até a indefectível camélia -marca registrada da estilista francesa? as estilosas bonecas ficarão em exposição durante os três dias do evento. A boa notícia é que elas podem ser compradas e ter a renda destinada para a Orientavida.
QUEM ADERIU ÀS ”CHANELETS”
As charmosas Chanelets usam looks assinados por Alessa, Andréa Marques, Andrea Saletto, Animale, Antonia Bernardes, Cantão, Cavendish, Espaço Fashion, Francesca Romana Diana, Glorinha Paranaguá, Graça Ottoni, Isabela Capeto, Juliana Jabour, Lenny, Maria Bonita, Maria Bonita Extra, Muggia, Osklen, Rita Wainer, Salinas, Tessutti, Walter Rodrigues e pelas marcas baianas Artemísia, Luciana Galeão, Márcia Ganem e Vivire.
SOBRE A ORIENTAVIDA
A OSCIP Orientavida foi criada em 1999 com a proposta de capacitar as mulheres da cidade de Potim transmitindo-lhes técnicas de costura, bordados, crochê e tricô, com o objetivo de criar um ofício e gerar renda para as famílias.
Atualmente os produtos da Orientavida estão em mais de 500 pontos-de-venda do país, em boutiques, lojas de roupas, de decoração e de moda infantil, além de serem exportados para países como os Estados Unidos, França, Espanha e Portugal.
A atuação ativa, responsável e independente tem feito diferença na cidade e a experiência já serviu de modelo para a criação de cooperativas semelhantes em cidades próximas, na região do Vale do Paraíba.