Objetivo da parceria é promover a capacitação de profissionais de saúde pública em segurança clínica e qualidade de atendimento ao paciente
O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmam parceria que busca capacitar hospitais públicos de todo o Brasil em melhorias em segurança e qualidade de atendimento a pacientes, a partir do dia 29 de julho.
O curso para 160 profissionais de saúde será realizado no Centro de Simulação Realística (CSR) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, que utiliza o método mais avançado do mundo em treinamento de práticas no ambiente hospitalar.
Promovido pelo Instituto Israelita de Responsabilidade Social, que oferece toda a infra-estrutura de ponta do Einstein aos profissionais que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), a série de palestras, seminários técnicos e treinamentos práticos em cenários simulados serão ministrados aos representantes de hospitais indicados pela Anvisa, de acordo com suas estratégias de atuação em território nacional.
Os modelos de atendimento e os protocolos clínicos adotados pelo Einstein serão apresentados a médicos e enfermeiros de diversos Estados brasileiros, para que possam replicar em suas unidades algumas das principais práticas hospitalares utilizadas no mundo.
“Esta é mais uma iniciativa que representa a missão do Einstein de dividir seu conhecimento com a sociedade para promover uma contínua melhoria da qualidade de vida das pessoas”, diz Claudio Luiz Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.
Os primeiros 40 treinados no CSR nos dias 29 e 30 de julho representam as seguintes instituições: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo (SP); Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (GO); Autarquia Hospitalar Municipal: Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, do Tatuapé (SP); Complexo de Saúde Cruz das Armas, de João Pessoa (PB); Hospital dos Servidores do Estado – Rio de Janeiro (RJ); e Hospital São Rafael, de Salvador (BA). Além dos hospitais públicos, privados e filantrópicos que integram a Rede Brasileira de Hospitais Sentinela da Anvisa também serão contemplados pelo treinamento.
Sobre o Centro de Simulação Realística – Apoiada por alta tecnologia, o CSR reproduz experiências da vida real, por meio de cenários clínicos e treinamento com grandes especialistas. Tem como objetivo principal garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. Utilizando simuladores (robôs e manequins que reproduzem artificialmente sinais vitais dos seres humanos), atores e instalações que criam um hospital-virtual, a simulação realística capacita os profissionais em todo o ciclo de atendimento ao paciente: a chegada, procedimentos, acompanhamento, resultados e relação entre familiares e equipe médica.
Robinson Machado