A nova diretoria da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP) acaba de cumprir mais um compromisso de campanha, oficializando a criação da Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado do Tocantins. A constituição, eleição e posse da primeira diretoria ocorreu na última quarta-feira, 22 de julho, durante assembléia realizada na cidade de Paraíso do Tocantins. Num futuro próximo, mais seis estados terão suas próprias federações de aposentados: Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Acre e Piauí.
Quatro dirigentes da COBAP lá estiveram para dar vida, corpo e reconhecimento público à nova federação. Foram eles: Warley Martins Gonçalles (presidente), Nelson de Miranda Osório (diretor de finanças), Luis Legnani (vice de organizações filiadas) e Luis Adalberto.
Sete associações de bases já se filiaram a Federação do Tocantins: Cristalândia, Guarai, Palmas, Araguatíns, Araguaína, Paraíso e Paudaco. Com mandato de quatro anos, a primeira diretoria está composta pelos seguintes dirigentes: Joaquim José de Oliveira (presidente), Lídia Rodrigues da Silva (vice), Sebastião Rodrigues de Vasconcelos (tesoureiro), Leônidas Duarte (2º tesoureiro), Paulo Araújo Moraes (secretário) e Maria Elisabeth Hendges (2ª tesoureira). O Conselho Fiscal da Federação é constituído por Antonio Pereira dos Santos, Idalina Rosa da Silva e Marlene Teixeira Figueredo. Na suplência estão Eva Aguiar de Souza, Maria da Cruz e Iderwin Pereira de Bonfim.
Além da formação da Federação, a COBAP introduziu o sistema desconto em folha no estado do Tocantins, que brevemente estará filiando centenas de novos associados.
Aposentados 24/07/2009 | Por Richard Casal