A Apple revelou nesta segunda-feira uma versão mais barata do notebook Mac air, abrindo sua conferência anual para desenvolvedores sem a presença do líder da empresa, Steve Jobs.
O novo MacBook Air tem preço inicial de 1.499 dólares, um corte de 300 dólares no preço do produto. A empresa também revelou um novo modelo do MacBook Pro de 13 polegadas, com preço inicial de 1.199 dólares.
As ações da companhia caíam 2,7 por cento após os anúncios depois de acumularem alta de 6,5 por cento na semana anterior.
Expectativas de um retorno de Jobs a eventos públicos da companhia até um possível lançamento de um computador portátil compacto ou um iPhone mais barato marcaram os meses anteriores à abertura da conferência da companhia. Jobs está afastado de eventos públicos da Apple até o final de junho por motivos de saúde.
Nesta segunda-feira, uma reportagem da CNBC divulgou que a Apple tinha planos de reduzir “agressivamente” os preços de novos iPhones e de atualizar toda sua linha dos celulares.
Jobs, que se submeteu a tratamento contra câncer no pâncreas, não apareceu nos anúncios da empresa desta segunda-feira. Ele surpreendeu o mercado em janeiro ao anunciar seu afastamento e afirmando que seus problemas de saúde eram mais complexos do que se pensava.
Apesar da linha de produtos que se renova lentamente, na redução dos gastos dos consumidores e incertezas em torno de um possível plano de sucessão na empresa, investidores parecem se sentir confortáveis com a ideia de uma Apple sem Jobs. As ações da empresa saltaram 85 por cento desde o anúncio do afastamento do executivo em 14 de janeiro.
NOVIDADES
No anúncio da companhia nesta segunda-feira, a Apple informou que vendeu mais de 40 milhões de iPhones e players de mídia digital iPod. A empresa divulgou ainda que sua loja online de aplicativos tem mais de 50 mil programas disponíveis.