A caravana do Mutirão Arco Verde Terra Legal inicia nesta sexta-feira (3) a terceira etapa de atendimentos nos 43 municípios do Arco Verde. As ações serão realizadas, até este sábado (4), em Machadinho d´Oeste (RO), Feliz Natal (MT) e Paragominas (PA). Em Machadinho d´Oeste e Paragominas também serão iniciados os trabalhos de cadastramento do Terra Legal, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com estados e municípios, para regularizar posses de até 15 módulos fiscais localizadas em áreas não destinadas da União.
O Mutirão Arco Verde Terra Legal é coordenado pela Casa Civil e pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA). A ação, que será desenvolvida até outubro nos 43 municípios onde são registrados os maiores índices de desmatamento na Amazônia Legal, promove ações como capacitação, emissão de documentos, entrega de bibliotecas, patrulhas agrícolas e acesso a benefícios previdenciários, além de serviços realizados pelos estados e municípios.
Em Feliz Natal (MT), o atendimento ao público será realizado sexta-feira e sábado no Centro Comunitário Tio Teco. Nos mesmos dias, o Mutirão estará também no Ginásio Poliesportivo de Paragominas e na Escola Joaquim Pereira da Rocha de Machadinho d’Oeste. Nos três municípios, o atendimento é das 9h às 18h.
No Mutirão Arco Verde Terra Legal, o governo federal mobiliza 13 ministérios, autarquias, empresas e bancos públicos. A ação é parte da estratégia de implementação de uma série de políticas e ações públicas coordenadas de estímulo a um modelo de produção sustentável, prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia Legal.
Nas duas primeiras semanas, as caravanas do Mutirão percorreram Porto Velho e Nova Mamoré, em Rondônia; Marabá e Tailândia, no Pará; e Alta Floresta e Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso. Nesses seis municípios foram prestados mais de 29,4 mil atendimentos e cadastrados mais de 900 posseiros pelo Terra Legal.