De acordo com expectativas de que o brasileiro pagaria menos tributos em 2009, Impostômetro prova o contrário ao atingir a marca de R$ 700 bilhões de arrecadação, apenas um dia depois que no ano passado. Amanhã, 4 de setembro, às 12h40, o painel eletrônico que marca quanto o brasileiro paga de tributos à União, aos estados e municípios, o Impostômetro, atingirá a marca de R$ 700 bilhões. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, no ano passado o mesmo valor foi atingido apenas um dia antes, em 3 de setembro, o que prova que a arrecadação de 2009, ao contrário do previsto, está praticamente igual a de 2008, com 0,27% a menos em termos nominais, sem descontar a inflação, que a do último ano.
“Apesar da queda da arrecadação de tributos federais, a arrecadação destinada ao Instituto Nacional de Seguro Social – INSS e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS cresceu. Além disso, a arrecadação dos estados e municípios, sem descontar a inflação, tem se mantido, apesar de que em termos reais, com desconto da inflação, houve queda de aproximadamente 5%”, analisa Gilberto Luiz do Amaral.
O Impostômetro encontra-se no prédio da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, à Rua Boa Vista, 51, e é atualizado segundo a segundo de acordo com cálculos realizados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT.