O Symantec Security Response – unidade da Symantec responsável pela detecção de ameaças online – continua monitorando o ataque de “Negação de Serviços Distribuída” (sigla DDoS – Distributed Denial of Services) que hoje pela manhã atingiu os sites do Twitter e Facebook. Os usuários dos dois websites puderam notar que o serviço estava mais lento. Alguns inclusive não conseguiram acessar as páginas que foram alvo do ataque. Os internautas também podem ter notado algumas mudanças na performance de seus computadores mas, neste caso, provavelmente porque seus equipamentos já estavam infectados pelos tipos de malware que originaram os ataques dessa manhã.
Até o presente momento, o malware (código malicioso) relacionado a este ataque ainda não foi identificado. Porém, sabe-se que normalmente os ataques DDoS são resultado de malwares instalados em um grande número de computaores de uso doméstico que permanecem sendo monitorados e controladas de forma remota, como acontece nas botnets, a fim de enviar o maior número possível de solicitações/requisições ao website atacado. Em 2008, a Symantec detectou uma média diária de 75.158 computadores ativos infectados por bots – um aumento de 31 por cento em comparação com 2007.
Como medida preventiva, a Symantec recomenda a todos os usuários que mantenham seu software de segurança atualizado com as últimas definições do fabricante e que mantenham seus sistemas e computadores limpos. Também recomenda-se o máximo de precauçao e uso das melhores práticas de segurança ao navegar na Internet. No caso das empresas, garantir que todos os endpoints – desde laptops até dispositivos móveis – pode reduzir bastante os impactos de um ataque DDoS.
Os especialistas em segurança da Symantec continuarão a coletar e analisar dados e ameaças relacionadas a este assunto.
Caso queira mais informações, acesse o blog criado pela Symantec sobre o tema: