Em 28/03/09 o portal Transparência Brasil atualizou e disponibilizou relatório sobre a atuação dos deputados estaduais com relação aos projetos de leis apresentados para análise e aprovação da casa.
As matérias legislativas são classificadas pela Transparência Brasil em diversas categorias temáticas. Tais categorias, por sua vez, são divididas em duas classes: com impacto e com pouco ou nenhum impacto.
As categorias com baixo impacto são: Homenagens a pessoas e instituições; Batismos de logradouros, salas etc.; Simbologia; Cidades-símbolo, Cidades-irmãs; Pedidos de convocação de sessões solenes e especiais; e Datas comemorativas.
Classificar um projeto como dotado de impacto não significa julgá-lo meritório, mas apenas que, se aprovado, teria conseqüências concretas sobre a comunidade.
Na classificação de quantidade de matérias apresentadas, entre os deputados estaduais de Rondônia, o professor Dantas, Amauri dos Santos e Luiz Cláudio ocupam a última classificação com a elaboração de apenas 1 projeto de lei de impacto cada um.
Em penúltimo com 2 projetos de lei cada estão os deputados Jair Miotto, Luizinho Goebel, Valdivino Rodrigues e Kaká Mendonça.
Entre 3 e 10 projetos estão os deputados Ezequiel Neiva, Ribamar Araújo, Euclides Maciel,
Marcos Donadon, Maurinho, Neodi, Tziu e Néri Firigolo.
Jesualdo Pires, Doutor Alexandre, Miguel Sena, Valter Araújo e Wilber Coimbra ocupam as melhores colocações, segundo o portal transparência.
Como estes dados são do final de março, alterações podem ter ocorrido.
Comente esta matéria.