O prefeito em exercício de Ji-Paraná, Rondônia, José Otonio Lima Silva, o Secretário Municipal de Saúde, José Batista da Silva, e representantes da área de saúde do município e do Estado, estarão reunidos amanhã (14), às 9 horas, no gabinete do prefeito, prestando esclarecimento sobre as providências que estão sendo tomadas no município em relação ao vírus H1N1 (gripe suína) no município e em Rondônia, que já oficializou a primeira morte.
Hoje, o Ministério da Saúde divulgou a elaboração de material sobre prevenção de Influenza A (H1N1) específico para a atenção primária, principalmente, as equipes de saúde da família. A partir de agora, eles contam com recursos importantes para o combate à nova gripe: um guia de bolso; um fluxograma de atendimento ao paciente com suspeita de infecção; um cartão de acompanhamento ambulatorial; e um documento com diretrizes para o enfrentamento da pandemia. As orientações de atendimento de pacientes com gripe e os cuidados necessários para conter o avanço da doença pela atenção primária à saúde podem ser acessados na página http://dtr2004.saude.gov.br/dab/influenza.php, dentro do Portal Saúde.
O guia de bolso apresenta, de forma objetiva, temas como fatores de risco para agravamento do quadro de saúde, sintomas da doença, cuidados a serem tomados pela família e prescrição de medicamentos. O fluxograma de atendimento orienta sobre as medidas a serem tomadas desde o acolhimento ao paciente na unidade de saúde até o encaminhamento para a internação, caso seja necessário.