Após visitarem a usina de Santo Antonio, em Porto Velho, o governador de Rondônia Ivo Cassol, que estava acompanhado do secretário de Planejamento João Carlos Ribeiro, e a ministra Dilma Roussef, acompanhada dos ministros Alfredo Nascimento, dos transportes, Márcio Fortes, das Cidades, e Marcos Zimmerman, ministro interino das Minas e Energia, além do prefeito Roberto Sobrinho, de Porto Velho, foram ao auditório da O.A.B. para fazerem um balanço das obras do P.A.C. em andamento no país, em especial na região Norte.
No auditório completamente tomado, o prefeito Roberto Sobrinho destacou a importância das obras para o município, na melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que o município não dispõe de recursos suficientes para executá-las, por isso foi fundamental que o Governo Federal disponibilizasse recursos para, em parceria com o Governo do Estado, construir a rede de água tratada e o esgotamento sanitário, obras que o município não aplica recursos.
Ao fazer uso da palavra, o governador Ivo Cassol agradeceu à ministra pela liberação dos recursos e por acreditar na capacidade administrativa do Governo do Estado, uma vez que Rondônia é o estado onde as obras do P.A.C. estão dentro do cronograma, ao contrário dos demais que passam por dificuldades financeiras e administrativas.
Cassol também aproveitou para entregar à ministra o pedido de execução das obras do anel viário de Porto Velho, obra com cerca de 30 quilômetros de extensão que irá desviar o trânsito pesado da região urbana da capital. “Ministra, hoje o trânsito já está caótico, imagine com mais de 1.000 carretas passando por dia levando nossas exportações para o porto ou material para construção das usinas”, disse.
De acordo com a proposta, o anel viário norte sairia da BR-364 na altura do posto da Polícia Rodoviária Federal, próximo a divisa com o município de Candeias, até o porto da capital, passando por fora do município e contribuindo com a melhoria do tráfego e escoamento da produção vinda do interior e a soja do Mato Grosso.
A ministra destacou a importância das obras do P.A.C. no desenvolvimento do país, no combate ao desemprego e na distribuição de renda, que conseqüentemente irá trazer melhoria na qualidade de vida da população. “O Governo Federal tem recursos, contrata e executa as obras, hoje a nossa realidade é outra”, disse.
Os ministros Alfredo Nascimento, Marcos Zimmerman e Márcio Fortes falaram na seqüência, mostraram os números dos investimentos e destacaram as obras estruturantes que estão sendo executadas no estado, com destaque para as obras de esgotamento sanitário e água tratada na capital, a duplicação da BR-364, o asfaltamento da BR-429 no trecho entre a BR-364 e São Miguel do Guaporé, entre outros.
Ao final, foi assinada a ordem de serviço para a construção dos viadutos de Porto Velho e o governador Ivo Cassol entregou à ministra Dilma Roussef e aos ministros Marcio Fortes e Alfredo Nascimento a Medalha do Mérito Rondon, que comemora os 100 anos do marechal Rondon e é entregue às pessoas que de alguma maneira contribuíram com o crescimento do estado.
Entrevista coletiva à imprensa e assinatura da ordem de serviço do esgoto
Enquanto os técnicos dos ministérios se reuniram com os prefeitos e secretários sobre o andamento dos projetos em Brasília, o governador Ivo Cassol e os ministros concederam entrevista coletiva a imprensa no plenário da O.A.B.
A ministra Dilma Roussef foi taxativa ao afirmar que não fala sobre candidatura à presidência em hipótese alguma, e garantiu que sua saúde está ótima, mesmo após os tratamento quimioterápico que tem enfrentado.
Falou também da grande importância para a população a regularização fundiária que está sendo implantada com a operação “Arco Verde”, e que isso não significa que o Governo Federal vai afrouxar a fiscalização em relação ao desmatamento na Amazônia.
Questionado sobre as diferenças partidárias para execução de obras e parcerias, o governador Ivo Cassol deixou claro que “não faz cortesia com chapéu alheio”, e que vai continuar fazendo convênios com o Governo Federal e com os municípios. “Independente da cor partidária, fomos eleitos para governar para o povo, e temos que divulgar a verdade”, disse referindo-se aos investimentos do Governo do Estado nas obras da água e do esgoto da capital em parceria com o Governo Federal, obra que não tem recursos da prefeitura do município.