O Banco do Brasil participa do Mutirão Arco Verde e Terra Amazônia Legal, do governo federal, onde apresenta a metodologia e o histórico da sua Estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS. Na mobilização, que tem como objetivo prevenir e controlar o desmatamento no bioma Amazônia, o BB também concederá crédito emergencial ao estado do Pará para o combate às enchentes, e abrirá conta governamental específica para os usuários do Pronaf da região.
O Mutirão, que começou na sexta-feira (19) e vai até outubro, acontece em 43 municípios da área da floresta Amazônica, nos estados do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, do Maranhão e de Roraima. Nessas localidades, o BB ainda oferecerá linhas de crédito e condições de financiamento do Pronaf, sendo que, no caso do Mato Grosso, além disso será disponibilizada a linha de crédito FCO.
O Mutirão Arco Verde é um conjunto de ações coordenadas pelo governo federal com a participação dos governos estaduais, municipais e de entidades da sociedade civil, que tem como principais objetivos o combate ao desmatamento na região Amazônica por meio da regularização fundiária, do estímulo à produção sustentável e da difusão de políticas públicas que assegurem o acesso da população local a direitos sociais. Desse modo, as superintendências locais do Banco do Brasil foram mobilizadas para atuar nos trabalhos de organização, de participação e de divulgação nos eventos de inclusão bancária.
A Estratégia de DRS do BB busca impulsionar o crescimento sustentável das regiões brasileiras, considerando suas potencialidades, suas vocações e características peculiares. Hoje, são trabalhadas mais de 100 diferentes atividades no DRS, entre as quais a ovinocaprinocultura, a apicultura, a mandiocultura, a bovinocultura de leite, a fruticultura, a piscicultura, a reciclagem, artesanatos diversos, a cafeicultura, serviços de transporte de pessoas, a extração de castanha do Brasil, a criação de galinha caipira e a extração do látex da seringueira.
São R$ 5,5 bilhões de créditos do BB comprometidos com 5.878 Planos de Negócios DRS. Isso beneficia mais de um milhão e 200 mil famílias, sendo que 472 mil têm ações de crédito com o Banco. São 4.047 agências do BB habilitadas, ou seja, com seus funcionários treinados para implantar a metodologia DRS em 4.752 municípios atendidos.