Líder global no fornecimento de ingredientes naturais e orgânicos provenientes da biodiversidade brasileira, a Beraca foi uma das vencedoras do SEED Awards de Empreendedorismo em Desenvolvimento Sustentável, prêmio criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento a projetos inovadores, ambientalmente responsáveis e que promovem práticas sustentáveis nas áreas em que atuam.
Na quarta edição do prêmio, 20 iniciativas locais de países em desenvolvimento foram selecionadas entre 1100 projetos de todo o mundo por um júri internacional independente. Juntos, os vencedores cobrem uma vasta gama de modelos de negócios promissores que visam combater a pobreza através do uso racional de recursos ambientais.
O projeto – A Beraca foi premiada por seu projeto “Uso sustentável de sementes da Amazônia”, desenvolvido na Ilha de Marajó, no Pará. Os habitantes da ilha sempre dependeram da pesca para garantir sua subsistência e sofriam para enfrentar os períodos de migração dos peixes. A Beraca enxergou uma oportunidade de transformar a coleta de sementes de andiroba, prática tradicional na região, em uma fonte alternativa de renda para as comunidades.
Atuando no treinamento dos habitantes e na transferência de tecnologia, a empresa incentivou a criação de uma cooperativa, a Coopemaflima, e possibilitou que a extração do óleo proveniente das sementes usadas pela indústria cosmética fosse realizada dentro própria comunidade. Atualmente, a Beraca compra 500 toneladas de sementes da cooperativa por ano, beneficiando cerca de 1.000 habitantes.
O resultado foi o aumento da conscientização ambiental e da renda da população local, diminuindo sua vulnerabilidade a eventuais reduções na atividade econômica. A Beraca também auxiliou a comunidade a obter certificações orgânicas e ambientais para as matérias-primas coletadas, colaborando para o aumento do valor agregado dos produtos.
“Um dos compromissos da Beraca é investir em projetos que promovam desenvolvimento regional. Estamos orgulhosos por representar o Brasil nesse importante prêmio, com um projeto que contribui diretamente para a preservação da maior floresta tropical do mundo”, afirma André Sabará, Coordenador de Responsabilidade Corporativa da Beraca. “Somente através de parcerias que reconheçam a importância do investimento nas comunidades e cooperativas é possível promover a dignidade, gerando conscientização e preservando o meio ambiente”, completa Sabará.
Segundo Olav Kjørven, Secretário Assistente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o objetivo do SEED Awards é promover idéias de negócios que serão sementes para as futuras economias e instrumentos chave para que alcancemos as Metas de Desenvolvimento do Milênio. “Este é um grupo de empreendedores inspirador, que demonstra que sustentabilidade ambiental e sucesso empresarial podem ser objetivos sinérgicos”, afirma ele.
Sobre o prêmio – O SEED Awards é um programa criado pela SEED Initiative, parceria entre a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) e duas redes de desenvolvimento global criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU): oPrograma das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
A SEED Initiative identifica e apóia empresas locais promissoras de países em desenvolvimento que trabalham para combater a pobreza e a marginalização e administram recursos naturais de forma sustentável. A SEED também cria instrumentos de aprendizagem para a vasta comunidade de empreendedores sociais e ambientais, visando inspirar abordagens inovadoras para o desenvolvimento sustentável.
Sobre a empresa – A Beraca é uma empresa genuinamente brasileira, com abordagem internacional, que há mais de 50 anos investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no país. Oferece ingredientes, produtos e serviços a diversos mercados, atuando em quatro divisões: Animal Nutrition & Health, Food Ingredients, Health & Personal Care e Water Technologies. Presente atualmente em mais de 40 países, a Beraca agrega valor a um grande número de marcas e produtos em todo o mundo.
Por meio de sua divisão Health & Personal Care, é uma das principais fornecedoras de ingredientes naturais e orgânicos provenientes da Amazônia e de outros biomas brasileiros para a indústria cosmética, farmacêutica e de fragrâncias.
Em 2004, a Beraca obteve o selo FSC, concedido pelo Forest Stewardship Council. Dois anos depois, recebeu a certificação USDA/Ecocert para sua linha de ingredientes orgânicos, o que aumentou a competitividade da empresa no crescente cenário internacional de produtos naturais. No ano passado, a Beraca se aproximou ainda mais do mercado europeu com a abertura de sua primeira filial no exterior, em Paris