O prefeto José de Abreu Bianco (DEM) fez um apelo ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no sentido de voltar os olhos às necessidades da saúde pública da região Amazônica. Bianco, também, protocolou documento reivindicatório que solicita melhorias na estrutura da saúde pública municipal. Bianco e Temporão se encontraram no auditório da OAB, em Porto Velho, nesta sexta-feira, 3.
“A nossa realidade é bem diferente dos Estados das regiões Sul e Sudeste. Portanto, precisamos de ajuda redobrada”, enfatizou Bianco, ao falar ao ministro Temporão. Segundo Bianco, a estrutura da saúde em Ji-Paraná não comporta a demanda da região. Para tanto, pediu que viabilize equipamentos para a operacionalização, no interior, de exames específicos, como a ressonancia magnética e tomografia computadorizada.
A pauta reivindicatória protocolada pelo prefeito Bianco, consta de reestruturação do Pronto Atendimento L 1-Maringá e do Hospital Municipal, reforma completa dos Centros de Saúde, informatização de toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde e suas respectivas subunidades e, por fim, a visita de técnicos do Ministério da Saúde ao município para orientar e capacitar os técnicos locais.
“Já designamos uma profissional da equipe técnica do Ministério para vir a Rondônia fazer um mapeamento das necessidades, especialmente ao programa de Equipe de Saúde da Família (ESF), e às obras inacabadas que deverão ser transformadas em Unidades de Pronto Atendimentos”, disse o ministro.
Ainda, segundo Temporão, é proposta do Ministério da Saúde implantar país afora o SAMU e as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs). “Este é o caminho para resolver os problemas de saúde pública”, discursou.
Fonte: Assessoria ecretaria da Saude
Foto: Ésio Mendes