Quem estiver interessado em colaborar com o Brasil Alfabetizado, como um alfabetizador bolsista, poderá procurar a gestora local do programa em Ji-Paraná (Rondônia), Gicelma Dias Pereira, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em horário comercial. As aulas serão distribuídas em escolas municipais, priorizando a facilidade de acesso dos alfabetizandos. O curso terá uma carga horária semanal de 10 horas. Serão selecionados 55 alfabetizadores que receberão, como ajuda de custo, uma bolsa de R$ 250,00 mensais.
A aceitação dos alfabetizadores acontecerá mediante aprovação de currículo e também deverão passar por curso de formação. Serão disponibilizadas mil vagas para cidadãos acima de 15 anos, que desejem ser alfabetizados. A data prevista para início das aulas é 30 de novembro, podendo ser antecipada, e terá duração de oito meses.
Uma importante colaboração está sendo solicitada aos presidentes de associações de bairros do município. O apoio para conscientização da população quanto a importância de aderir ao programa Brasil Alfabetizado. A coordenação do programa em Ji-Paraná está tendo dificuldades em localizar esses líderes e solicita que eles compareçam a sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no próximo dia sete, às 19 horas, para participarem de uma reunião sobre o programa.