Oito acordos foram assinados pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante a reunião realizada ontem (20/8), em Caracas, ao final da missão empresarial chefiada pelo ministro. Os acordos tratam de cooperação nas áreas de desenvolvimento industrial e geração de energia, possível transferência de tecnologia brasileira para a construção de sete fábricas venezuelanas e um memorando de entendimento para fortalecer o comércio bilateral.
Outros temas da pauta foram o intercâmbio comercial entre os dois países e os procedimentos de atuação da Comissão de Administração de Divisas (Cadivi), órgão do governo venezuelano responsável pela coordenação das operações de câmbio de moeda estrangeira no país. Após o encontro oficial, que durou uma hora e meia, Hugo Chávez recebeu os aproximadamente 90 empresários brasileiros integrantes da delegação.
Empresas brasileiras também assinaram cartas de intenção com a estatal venezuelana Corpoelec para a possível transferência de tecnologia para a modernização do parque elétrico do país.
A Missão Empresarial à América Latina, realizada de 17 a 20 de agosto, foi organizada pelo MDIC, com parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além da Venezuela, a comitiva ainda percorreu Peru e Panamá, com o objetivo de promover o aumento do comércio e dos investimentos bilaterais, além de explorar possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros com esses três países latino-americanos.