Mídia online representa 30% do total de US$ 13 milhões em investimentos previstos para a segunda fase da campanha publicitária “Brasil Sensacional!”, realizada para atrair turistas estrangeiros para o País. Internet é a principal fonte de informação para turistas de importantes países emissores
As mídias digitais passam a ocupar lugar de destaque nas estratégias de promoção do Brasil no Exterior. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) acaba de colocar no ar, em 12 países, a sua nova campanha online para atrair turistas estrangeiros para o País.
Os investimentos em mídias em internet subiram de 10% do total na primeira fase da campanha publicitária “Brasil Sensacional!” (set/2008 a julho/2009) para 30% dos US$ 13 milhões previstos para esta etapa, que vai até dezembro. Portais de grandes veículos de comunicação dos Estados Unidos e de países da Europa e América do Sul, como El País, CNN, New York Times e Washington Post veicularão as peças da campanha, além de sites especializados em turismo.
O foco em mídias online não é à toa: turistas que buscam informações sobre o Brasil em importantes países emissores têm na internet a sua principal fonte de dados.Espanha (64%), Reino Unido (64%), Portugal (56%), Holanda (53%), Itália (45%) e Estados Unidos (31%) lideram a lista.
As peças estão sendo veiculadas com o selo “Brasil Now”, criado para identificar promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e outros serviços turísticos, para operadores estrangeiros.
A fase digital da campanha prevê ainda ações em redes sociais como o Twitter, Facebook e Hi5, um canal exclusivo no Youtube com vídeos sobre o Brasil, divulgação por meio de telefonia celular e forte presença em links patrocinados do Google.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, explica que o aumento do investimento em meios digitais segue uma tendência mundial de utilização da web não só como fonte de informação mas como meio de compra de pacotes e passagens aéreas, reserva de hotéis e outros serviços turísticos.
“Nosso objetivo é divulgar o Brasil no exterior por meio de uma estratégia que valoriza a interatividade e a disseminação de informações em tempo real, além de aproveitar as inúmeras possibilidades que a internet oferece hoje”, explica.
OPORTUNIDADES NA INTERNET
Até mesmo o principal canal online de comunicação com os profissionais de turismo internacional, o site Brasil Network – Programa de Relacionamento do Turismo Brasileiro -, lançado em 2005, foi reformulado. Com layout moderno e conteúdo amplo, o portal está disponível em sete idiomas (português de Portugal, português do Brasil, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano) e passa, a partir de agora, a oferecer ferramentas que permitem a interação entre o usuário e inúmeras possibilidades de navegação.
Para o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, o novo Brasil Network não é apenas uma fonte de consulta de informações sobre o País, mas também uma ferramenta de apoio à comercialização dos destinos brasileiros. “O site permite que o agente de viagens faça uma apresentação do Brasil em tempo real para o seu cliente, com imagens e características dos destinos selecionados”, explica. Jornalistas do Brasil e do exterior também poderão consultar notícias sobre as ações do Instituto, além de newsletters.
Também está disponível no novo site, um acervo de mais de seis mil imagens em alta definição, vídeos e área de downloads, com arquivos que dão suporte para o profissional que promove o Brasil no exterior, entre eles, banners, apresentações, informações sobre o Plano Aquarela (Marketing Turístico Internacional) e o manual de utilização da Marca Brasil.
SOBRE A CAMPANHA
O plano geral de mídia da campanha “Brasil, Sensacional!” prevê a veiculação, até junho de 2010, além das mídias digitais, de peças em televisão mobiliário urbano (ônibus, metrô e outdoors), mídia impressa geral e especializada, revistas de bordo das principais companhias aéreas, além de catálogos de operadoras de turismo, com um investimento total de US$ 88 milhões (entre setembro/2008 a junho/2010).