Esta semana, de 12 a 15 de outubro, o Secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatini Junior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), está na Itália, onde participa de seminário da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em colaboração com o Centro Internacional de Autônomos da Província de Trento.
O assunto principal do encontro é conhecer in loco o processo do desenvolvimento local das micro e pequenas empresas (MPEs) italianas, em abordagem ao tema “Apoio às MPEs em tempo de crise: Como escolher a melhor ação”, assunto que representantes brasileiros e de outros países debaterão na cidade italiana de Trento.
De acordo com os organizadores, o Seminário, elaborado para ser interativo, tendo em vista que representantes locais e de 15 países da América Latina e da Europa Central e Oriental vão apresentar exemplos, compartilhar experiências sobre concepção e implementação de políticas públicas e de programas de estimulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do segmento no contexto da crise financeira e econômica mundial.
Visita de estudo
O programa de visita de estudo a Trentino incluirá análises das Micro e Pequenas Empresas da localidade. Essa área, no passado, abrigou uma população que emigrava para outras regiões – sobretudo para a América Latina.
Atualmente, o local é próspero, considerado um dos mais ricos conglomerados de empreendedorismo da Europa, pelo elevado padrão de vida de seus habitantes e pelo bem-estar social que a geração de renda propiciou.
Essa situação, em geral, atípica em outras localidades, por demandar interesses comuns, vontades coletivas, investimentos eficazes, entre outras ações políticas e sociais direcionadas, tem provocado um processo imigratório de pessoas, tanto de dentro quanto de fora da União Européia.
A região abriga atividades industriais, artesanais, em amplos e desenvolvidos sistemas de cooperativas na Itália (incluindo crédito, consumo e serviços).
Alice Rosas Maciel