Segunda-feira, 8/6/2009, às 19h
O Ministério da Saúde informa que foram confirmados dois novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) em São Paulo. Ambos os casos foram contaminados no exterior. Eles estão em isolamento domiciliar e passam bem.
2. Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 38, nos estados de São Paulo (17), Rio de Janeiro (9), Santa Catarina (5), Tocantins (3), Mato Grosso (2), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1). Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.
3. Além disso, o Ministério da Saúde acompanha 51 casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.
4. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (19), Santa Catarina (8), Rio de Janeiro (5), Paraná (4), Distrito Federal (3), Espírito Santo (2), Goiás (2), Rio Grande do Norte (2), Rondônia (2), Alagoas (1), Bahia (1), Minas Gerais (1) e Pernambuco (1). O total de casos suspeitos refere-se a informações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde até as 9h30 desta segunda-feira.
5. Até o momento, foram descartados 409 casos.
6. Dos casos confirmados, 9 são de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1).
7. Até o momento, 72 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da OMS, sendo que em 26 deles há casos autóctones de transmissão do vírus: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Espanha, EUA, Estônia, França, Guatemala, Irlanda, Itália, Japão, México, Panamá, Peru, Reino Unido Romênia e Uruguai.
8. Segundo a OMS, o México, os EUA, o Canadá e a Austrália (Estado da Victoria) são considerados os países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1).