A revista DasArtes, que se ocupa exclusivamente do universo das artes visuais, é um projeto ambicioso que tomou fôlego, corpo, forma e conteúdo, em meados do ano passado.
Editada no Rio de Janeiro, mas com alcance nacional e distribuição pelos principais mercados do País, e fruto da iniciativa privada, a DasArtes comemora o feito, salientando a série de entrevistas exclusivas com artistas internacionais, publicadas ao longo de suas edições.
“Conseguimos uma entrevista exclusiva com Jannis Kounnelis, um dos pais da ‘arte povera’, outra, com Marina Abramovic, pioneira da Vídeo-arte. Trouxemos também o famosíssimo casal de artistas Christo e Jeanne Claude; e agora, na nova edição, teremos uma entrevista especial com a Yoko Ohno, a grande homenageada da Bienal de Veneza que acontece no momento; todas, são um marco inédito na imprensa brasileira”, comenta a editora executiva da DasArtes.
A mais nova revista sobre artes no País, que vem preencher um longo silêncio editorial neste segmento, é o resultado de muita persistência, infindáveis planejamentos, e do sonho de uma jovem estudiosa e colecionadora de arte, mas também empresária editorial especializada na área da saúde,Liege Machado Gonzalez, e que hoje assume a direção executiva da DasArtes, ao lado do curadorAdolfo Montejo Navas, responsável pelo conteúdo editorial.
Liege justifica o por que e para quem criar uma revista que falasse somente sobre artes plásticas.
“Há toda uma população que se interessa por artes, seja como admiradores, colecionadores, estudantes e os profissionais do ramo, como marchands, galeristas, curadores, críticos, os próprios artistas e o mundo acadêmico. Arte desperta muito interesse sim, e produzir um canal de informação completo, amplificado e atualizado, como não existia no Brasil, é de suma importância no sentido de informar e também no de formar esse público”.
Arte: um mercado em pleno aquecimento
Com o colecionismo no campo da arte entrando em franco crescimento no Brasil e no mundo todo, o nosso público de colecionadores carece de toda informação quanto ao mercado, que artistas estão valorizados, o que vai entrar em voga, principais tendências, onde e no que investir, etc. Arte é um mercado que, como todos os setores da economia, sofreu o impacto da crise, porém investir em arte, diferentemente dos títulos financeiros, é mais ou menos como investir em pedras e metais preciosos, e dificilmente corre-se riscos de ver despencar o valor.
Liege Machado aponta outra fundamental função de uma revista de artes: “É essencial para a formação do público em artes e paralelamente na divulgação da produção artística, daquilo que de relevante está sendo feito no mundo e no Brasil, e também uma forma de fortalecimento das artes brasileiras no exterior”.
Nunca é demais lembrar que a arte brasileira está vivendo seu melhor momento no cenário internacional (artistas como Cildo Meireles, Beatriz Milhazes, os Gêmeos e Vik Muniz têm atraído todas as atenções) e assim impulsionando ainda mais o mercado das artes. “Grandes leilões continuam ocorrendo com a mesma freqüência e obras importantes sendo vendidas por muitos dígitos”, comenta a editora executiva da DasArtes.
Mudou também o perfil do colecionador ou investidor de arte, que é cada vez mais jovem, na faixa dos 30 aos 40 anos. Novas galerias de arte, administradas por não menos jovens galeristas, também não cessam de despontar pelas principais cidades do Brasil. “Também assistimos aos efeitos da globalização”, aponta a diretora da revista DasArtes. “Quem está visando grandes artistas brasileiros, desde Portinari a Adriana Varejão, acaba tendo que competir com compradores internacionais, inflacionando o valor das obras entre nossos artistas”.
Uma arte nem sempre acessível: fazer uma revista que evitasse o pedantismo e o intelectualismo
A revista, que, na opinião dos mais respeitados críticos e personalidades do meio, se ocupa da Arte com muita propriedade, profundidade e, como era de se esperar, com elegância, charme e boa dose de ‘arte’, consegue se notabilizar não só pela atualidade dos temas e seriedade na abordagem, mas também por uma proposta editorial que busca evitar os hermetismos e pedantismos que costumam acompanhar as publicações do gênero.
Como ressalta a empresária e idealizadora da revista DasArtes: “Queria uma publicação mais leve, que pudesse mostrar a todos que arte também é divertida! Acredito ser possível criar um canal de comunicação que consiga desassociar a arte do elitismo, daquela imagem inacessível, que arte é tema que interessa apenas ao intelectual e a iniciados”.
A DasArtes não se intimida diante do desafio que a grande maioria entre os potenciais leitores de uma revista de artes, feita no e para o Brasil, não conta com bagagem cultural para se interessar pelo assunto. Acredita que o interesse e a curiosidade pelo belo, pelo questionamento interior e a transcendência que uma obra de arte pode suscitar, são elementos motivadores e intrínsecos a todo ser humano. “Claro que isto não significa que todos possam assimilar e entender a arte que estão vendo; daí entra uma das missões da revista, que seria a de ensinar a olhar”.
A ‘ousadia’ empresarial, que concretizou a produção, impressão e distribuição nacional de uma revista de arte no seu mais amplo conceito (114 páginas em papel couchet e um cast de colaboradores de renome), mesmo sem apoio de patrocinadores, nem inclusão na Lei Rouanet, tem se revelado gratificante e muito promissora, como demonstram a carteira de inserções publicitárias de peso, a repercussão no meio artístico e entre a crítica especializada e o apoio que vem recebendo entre todos os museus de arte, galerias e segmentos institucionais ligados a cultura e a arte.
– Revista DasArtes
– Publicação da Editora O Selo, do grupo Indexa Editora Ltda.
– periodicidade – bimensal; impressão em papel couchet; 114 páginas.
–tiragem – 8 mil exemplares
– distribuição nacional (em bancas especiais e livrarias, institutos e galerias de arte)
– assinaturas pelo website www.dasartes.com ; ou tel. (21) 2266-1756