De acordo com pesquisas da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, no mês de agosto foram devolvidos 1.989.886 cheques. Este índice aponta uma redução de 14,04% se comparado ao mês de julho de 2009 e aumento de 0,02% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Na comparação por dias úteis, os resultados de agosto de 2009 (21 dias úteis) foram 5,85% inferiores aos do mês de julho (23 dias úteis).
Os números confirmam a tendência da queda registrada nos últimos meses, como podemos verificar no gráfico seguinte, relacionada à recuperação da atividade econômica, após o período agudo da crise financeira internacional.
Variáveis como a melhoria no nível de renda das famílias, redução da inflação, queda das taxas de juros praticadas nas operações de crédito, extensão do volume de crédito e prazos de financiamento, possibilitam aos consumidores uma maior disponibilidade para regularização de pendências financeiras.
A curva de tendência indica que o movimento de ascensão apresentado no final do ano passado e no início deste ano, devido aos efeitos da crise, foi revertido e felizmente previsões de uma expansão preocupante com a inadimplência ao longo de 2009 não se confirmaram.
Quanto ao volume de títulos protestados, os dados mostram que em agosto houve redução de 13,93% em relação a julho e aumento de 8,99% em relação a agosto de 2008. Em agosto foram registrados 725.246 protestos, contra 842.596 registrados em julho e 665.453 em agosto do ano passado.
No comportamento do volume de títulos protestados desde o início de 2005, nota-se uma constante ascensão da linha de tendência, condição que, ao que parece, começa a ser revertida.
Sobre a Equifax
Provedora do maior banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, a Equifax é líder global no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial. Com mais de 100 anos de existência e presente em 15 países, oferece ao mercado soluções que agregam valor e lucratividade a todo o ciclo de negócios. No Brasil, iniciou suas atividades em 1998, com a aquisição da SCI, empresa fundada em 1974 e pioneira no fornecimento de informações restritivas e positivas sobre pessoas jurídicas no País.