Máxima prevista para hoje é de 25°C na capital paulista e 28°C na capital fluminense. Após registrarem o dia mais quente do inverno ontem, o calor diminui nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta sexta-feira por conta da passagem de uma frente fria pelo Sudeste. Ontem os termômetros atingiram 29°C na capital paulista e 33,5°C na capital fluminense. Antes disso, o recorde em São Paulo era da última quarta-feira (5), quando a máxima chegou a 27,5°C. No Rio de Janeiro, o recorde anterior era do dia 10 de julho, com 31,5°C.
A capital do Mato Grosso também registrou o dia mais quente do inverno na tarde desta quinta-feira, quando a máxima atingiu 37°C. O recorde anterior também era da última quarta-feira (5), com 36,7°C. A diferença entre Cuiabá e as Capitais do Sudeste é que por lá o calor continua intenso nesta sexta-feira e a máxima prevista é de 36°C.
Termômetros registraram 27°C às 7h da manhã. A sexta-feira já começou quente em Macapá e por volta das 7h os termômetros já registravam 27°C. De acordo com os meteorologistas da Somar, o dia segue com predomínio de sol e hoje a máxima 34°C na cidade. Amanhã, as áreas de instabilidades provocam pancadas de chuva e trovoadas na capital do Amapá, mesmo assim, as temperaturas seguem elevadas e os termômetros atingem 33°C no período da tarde.
O calor toma conta não só de Macapá, mas também de boa parte da Região Norte, onde as máximas ficam entre 35°C e 40°C em boa parte dos Estados. As pancadas de chuva previstas para hoje atingem apenas o oeste do Acre, oeste do Amazonas, centro e norte de Roraima e norte do Pará.
Amanhã, as áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva e algumas trovoadas no oeste e norte do Amazonas, boa parte de Roraima, norte do Pará e também no centro e leste do Amapá. As temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 35°C e 40°C.