De acordo com os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o mês de outubro tem sido mais quente do que o normal em toda a parte Norte do estado de Rondônia. Até agora, as temperaturas máximas ficaram cerca de dois graus acima da média, no mês que já é tradicionalmente o mais quente do ano. Na maioria dos dias de outubro, a temperatura máxima ficou além de 35°C.
O calor intenso tem afetado diretamente a população da capital nos últimos dias. Na última segunda-feira (26), a máxima foi de 35.9°C na cidade, enquanto que o sábado e o domingo registraram 35.8°C de máxima. Mesmo assim, o calor não se comparou ao do dia 12 de outubro, quando os termômetros marcaram 37.4ºC, o que marcou o dia como o mais quente do ano. Segundo Luiz Alves, meteorologista, as temperaturas parecem ainda mais altas devido à alta umidade do ar. “Estamos tendo umidade mínima variando entre 40 a 50%, o que nos deixa com a sensação térmica de cerca de 40°C”, explica.
Para quem busca um pouco de alívio, a boa notícia é que o avanço de uma frente fria pelo Sudeste do país organizou instabilidade em Rondônia a partir desta terça-feira (27). Por isso, a previsão para a semana é de dias nublados, com temperaturas mais amenas, entre 32ºC e 31°C. Sobretudo nesta quarta-feira, ocorrerão chuvas ocasionais à tarde e à noite na capital, no norte do Estado e no Vale do Guaporé. Nas demais áreas, o dia será de sol entre muitas nuvens e muito mormaço, com pancadas de chuva e trovoadas à partir da tarde. Já no final da semana, o tempo volta a abrir em todo o estado.