O Presidente da Câmara de Ji-Paraná, vereador Nilton César (PSB), admitiu a hipótese de ter que ampliar o número de gabinetes da instituição.
Para o presidente da Associação Brasileira de Câmara Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues da Silva, a mudança do limite de gastos dos legislativos municipais deve incentivar a Câmara dos Deputados a aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20, conhecida como PEC dos Vereadores, que aumenta o número de parlamentares municipais.
“A Câmara não promulgou ainda a PEC 20 exatamente porque entendeu que os dois assuntos estavam atrelados. Votando no Senado, abre-se uma possibilidade [de aprovação na Câmara]”, argumentou Silva. “Como a PEC já tramitou nas duas casas, só é preciso agora que a Câmara promulgue a PEC”, completou.
Considerando então que existe a possibilidade de alguns suplentes assumirem uma cadeira na Câmara de Vereadores ainda neste mandato, o presidente da casa Nilton César disse que a principal alteração seria a realocação de alguns departamentos como o legislativo e a informática para o andar superior, até a construção de novas salas.
Nilton César garantiu que todos seriam instalados em gabinetes. Ele considera até a possibilidade de dividir a sua própria sala, se necessário.