O vereador Marcos Rogério (PDT) teve aprovado por unanimidade requerimento propondo a realização de uma Audiência Pública para discutir os melhores caminhos para resolver o impasse sobre o aeroporto José Coleto em Ji-Paraná.
O aeroporto que atende vários municípios da Região Central do Estado tem sido motivo de preocupação de toda classe empresarial de Ji-Paraná e região central do Estado devido necessidade, urgente, de investimentos estruturais. Recursos federais já foram alocados e empenhados, mas a obra não teve inicio por entraves burocráticos.
No ano de 2008 a bancada federal conseguiu junto ao Ministério da Defesa recursos na ordem de R$ 16 milhões para dar inicio a obra de reforma e ampliação do aeroporto, no entanto, os recursos foram contigenciados pelo Governo Federal. Em 2009 foram assegurados pelo deputado federal Anselmo de Jesus (PT) R$ 6 milhões, mas o processo de licitação da obra foi impugnado por uma das empresas participantes do certame e o investimento foi inviabilizado devido a perda de prazos legais.
Além da questão orçamentária, hoje também há um impasse, segundo expôs o vereador Marcos Rogério quanto a viabilidade de se realizar a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem ou a construção de uma nova pista paralela a atual. “Há um receio de muitos empresários de que o aeroporto fique desativado por certo período, o que inevitavelmente, geraria prejuízos incalculáveis a economia dessas cidades. Por isso será importante discutirmos todas essas situações e definirmos um plano que norteie as ações voltadas ao José Coleto”, salientou Marcos Rogério.
Segundo o vereador pedetista, a Mesa Diretora da Câmara Municipal definirá ainda nesta semana a data e local para realização da audiência pública e formalizará o convite a todas as autoridades e empresários para participação nas discussões.
O vereador antecipou que deve encaminhar ofício convidando representantes do 7º COMAR, Comando Aéreo Regional, representantes da bancada federal, governador do Estado, deputados estaduais, entidades empresariais e técnicos da área.