A transformação em Distritos de Ji-Paraná, dos Nuares de Nova Colina e Nova Londrina, voltou a ser tema de debate na sessão ordinária realizada na última terça-feira. A vereadora Solange Pereira (PMDB), defendeu que a matéria seja enviada ao Legislativo o mais breve possível, para que os vereadores possam analisar e votar.
Solange ressaltou que é defensora deste projeto desde 2005 quando acompanhou o inicio dos trabalho de mapeamento das duas regiões.
Conforme Solange, cada Nuar possui mais de quarenta quadras loteadas e com comércio diversificado, igrejas de várias denominações religiosas, escola, centro de saúde e Cartório. “As duas localidades já possuem estrutura para serem elevados a Distritos de Ji-Paraná. As escolas Inácio de Loyola e a Jorge Teixeira juntas ensinam mais de 600 alunos, o que nós uma noção mais ampla de como essas localidades desenvolveram nos últimos anos”, argumentou.
A vereadora ressaltou que as áreas de terras de Nova Londrina e Nova Colina já foram mapeadas e necessitam do desmembramento para serem transformadas em área de expansão urbana, e só então, a prefeitura poderá promover a regularização com títulos definitivos para os proprietários. “Daí a urgência e a necessidade de agilizarmos este processo”, defendeu.
Em a parte, o Presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar (PSB), salientou que ao apresentar a proposta ao Prefeito Municipal, José Bianco, teve garantias de que a municipalidade iria elaborar o projeto em caráter de urgência para enviar ao Poder Legislativo. “É uma iniciativa que tem o aval do Poder Executivo e de todos os vereadores, porque é de extrema importância para o desenvolvimento das duas comunidades”, disse.
Nilton lembrou ainda que, somente de posse dessas escrituras, os proprietários poderão conseguir diversos benefícios por meio de financiamentos e linhas de crédito.